Show simple item record

L, G, B, T ou Q: será que a escola foi pra mim um lugar para aprender?

dc.contributor.advisorBarbosa, Marcela Aguiar
dc.contributor.authorBatista, Milton Ferreira
dc.date.accessioned2022-03-31T13:50:45Z
dc.date.available2022-03-31T13:50:45Z
dc.date.issued2022-03-14
dc.identifier.citationBATISTA, Milton. L, G, B ou Q: será que a escola foi pra mim um lugar para aprender? Ruídos enfrentados por alunos LGBTQIA+ durante as vivências escolares. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1789
dc.description.abstractNeste artigo realiza-se uma pesquisa exploratória-descritiva, com auxílio de entrevistas semi-estruturadas, que traz como problemática a sexualidade e identidade de gênero no ambiente escolar, enfocando como estes fatores se configuram como ruídos no cotidiano escolar de alunos LGBTQIA+. Na busca por respostas a este problema de investigação, foram delimitados os seguintes objetivos: a) compreender como foi o processo de ensino aprendizagem de ex-alunos LGBTQIA+, verificando seus prós e contras; b) investigar como o aluno LGBTQIA+ enxerga as relações professores/aluno; c) categorizar os tipos de ruídos que um aluno LGBTQIA+ pode enfrentar em seu cotidiano escolar. Ao realizar a análise foi possível identificar duas categorias de ruídos e assim ter uma ideia inicial do que é a escola para pessoas LGBTQIA+. Este artigo busca somar-se ao conjunto de outras pesquisas que visam a tornar a escola atual e do futuro um ambiente de aprendizagem e convívio adequado a pessoas LGBTQIA+.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, an exploratory-descriptive research is carried out, with the help of semi-structured interviews, which brings sexuality and gender identity in the school environment as a problem, focusing on the way these factors are configured as noises in the school daily life of LGBTQIA+ students. In the search for answers to this research problem, our research objectives are consolidated in the following ways: a) understand how the teaching-learning process of LGBTQIA+ alumni was, verifying its pros and cons; b) investigate how the LGBTQIA+ student sees the teacher/student relationships; c) categorize the types of noise that an LGBTQIA+ student may face in their school routine. By outlining the objectives, it was possible to identify two categories of noise and thus have an initial idea of what the school is for LGBTQIA+ people. This article seeks to add to the set of other researches that aim to make the current and future school a learning and living environment suitable for LGBTQIA+ people.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectRuídos sociaispt_BR
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectVivências escolarespt_BR
dc.titleL, G, B, T ou Q: será que a escola foi pra mim um lugar para aprender?pt_BR
dc.title.alternativeRuídos enfrentados por alunos LGBTQIA+ durante as vivências escolares.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8843799431302663pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberAlvarenga, Elda
dc.contributor.memberAltoé, Renan Oliveira
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2983263601602471/pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8615185643504480pt_BR
ifes.member.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6426-9952pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3634-4166pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-7053-652Xpt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record