Localização e literatura: tarefa de formação continuada com professores da educação infantil
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RESUMO: Este estudo investigou a respeito do trabalho pedagógico na esfera da Educação Infantil e foi desenvolvido em parceria com outra pesquisa do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Objetiva-se analisar as contribuições de uma tarefa, sistematizada por meio de obra literária, para estimular discussões e reflexões sobre o conceito de Localização com professores da Educação Infantil em formação continuada. Essa análise norteia-se nos princípios teóricos e metodológicos da Teoria Histórico- Cultural e da Teoria da Atividade. Para alcançar este objetivo apresenta-se resultados dos estudos teóricos e do movimento lógico-histórico de concepção do conceito de Localização que foram fundamentais para a organização da ação de formação. Identifica-se as ações de planejamento e as de desenvolvimento da tarefa com os professores participantes do curso de extensão, bem como os discursos e diálogos ao longo de um dos encontros do curso que evidenciaram o conceito em movimento. Diante dos dados e da análise, conclui-se que a tarefa conduziu e estimulou os professores a refletirem sobre o conceito de Localização e sobre a organização do trabalho pedagógico visando possibilitar maior aprendizagem para as crianças.
ABSTRACT: This work investigated the pedagogical work in the sphere of Early Childhood Education and was developed in partnership with another research from the Graduate Program in Science and Mathematics Education. The objective is to analyze the contributions of a task, systematized through literary work, to stimulate discussions and reflections on the concept of Location with teachers of the initial years in continuing education. This analysis is guided by the theoretical and methodological principles of Historical-Cultural Theory and Activity Theory. In order to achieve this objective, results of theoretical studies and the logical-historical movement of conception of the concept of Location are presented, which were fundamental for the organization of the training action. The planning actions and the task development actions with the teachers participating in the extension course are identified, as well as the speeches and dialogues during one of the course meetings that evidenced the concept in motion. In view of the data and analysis, it is concluded that the task led and encouraged teachers to reflect on the concept of Location and on the organization of pedagogical work in order to enable greater learning for children.
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