A literatura negro-brasileira infantil no processo de construção do letramento racial

Sabadini, Paloma Fia Rangel (2022)

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RESUMO: O trabalho com a Literatura negro-brasileira em sala de aula, é tão importante quanto às demais. Pois, para além de todo prazer que possa proporcionar ao leitor, é fundamental para que haja visibilidade e a valorização da cultura africana e afro-brasileira. Dessa forma, ao se verem representadas em papéis de destaque e ampliar o conhecimento sobre essa cultura, crianças negras podem trabalhar sua autoestima e todas podem ampliar seu pensamento crítico e uma educação estética com base no bom trabalho com obras literárias. A presente pesquisa tematiza o uso da literatura negro-brasileira para o público infantil, e objetiva discutir de que forma esse tipo de literatura pode contribuir para a construção do letramento racial. Caracterizada metodologicamente como uma pesquisa exploratória e de caráter bibliográfico, baseia-se em contribuições de autores como De Oliveira (2020), Farias (2018) e Pereira e Lacerda (2019). Conclui que a obra literária analisada, evidencia, por meio da ancestralidade e letramento racial, a construção da identidade negra e como ela pode ser anulada como consequência de racismo estrutural, caso não haja intervenções.