Ferramenta digital para o gerenciamento sustentável de resíduos orgânicos em instituições de ensino
dissertação de mestrado
RESUMO: Instituições de ensino vem buscando a sustentabilidade em seus espaços, empregando técnicas como a compostagem para a valorização dos resíduos orgânicos. Nesses espaços, o uso de ferramentas digitais que permitem a avaliação e monitoramento juntamente com práticas de educação ambiental pode contribuir com a implantação e manutenção da compostagem, além de mensurar seus benefícios para a sustentabilidade. Entretanto, existe uma carência de instrumentos com esse fim. Visto a importância do tema, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma ferramenta digital para o gerenciamento sustentável de resíduos orgânicos em instituições de ensino, promovendo a coleta seletiva e a compostagem como alternativas sustentáveis. A metodologia foi dividida em quatro etapas: busca bibliográfica, revisão sistemática de literatura com base no método PRISMA, consulta a especialistas em três campus do Instituto Federal do Espírito Santo e desenvolvimento da ferramenta no software Microsoft Excel com uso de programação VBA (Visual Basic for Applications). Como resultados, obteve-se a ferramenta digital batizada como Planilha Orgâni-se, sendo dividida em três ambientes principais: ambiente de controle da coleta seletiva, ambiente para medição da sustentabilidade e ambiente com materiais de educação ambiental. O ambiente de controle da coleta seletiva contém formulário que permite a inserção de dados referentes à massa de resíduos orgânicos coletados por setor da instituição, gerando ao final um relatório interativo que auxilia no monitoramento da coleta. O ambiente para medição da sustentabilidade possui 16 indicadores de sustentabilidade relacionados a resíduos orgânicos que foram identificados e selecionados por meio de uma revisão sistemática de literatura, sendo sua aplicabilidade avaliada por meio de uma consulta a especialistas. Já o ambiente dedicado a educação ambiental contém materiais que foram identificados e categorizados de acordo com a faixa etária do público-alvo, contribuindo no desenvolvimento de atividades educativas relacionadas ao tema. Com a pesquisa, foi obtida uma ferramenta digital que fornece planilhas inteligentes e materiais de educação ambiental que contribuem com o planejamento, monitoramento e manutenção da coleta seletiva e compostagem em instituições de ensino. A partir de suas funcionalidades, esse instrumento visa colaborar com o gerenciamento inteligente e sustentável dos resíduos orgânicos nesses espaços.
ABSTRACT: Educational institutions have been seeking sustainability in their spaces, employing techniques such as composting for the recovery of organic waste. The use of evaluation and monitoring tools such as indicators, together with environmental education practices can contribute to the implementation and maintenance of this practice, in addition to measuring its benefits for sustainability. However, there is a lack of instruments for this purpose. Given the importance of the theme, this work aimed to develop a digital tool for the sustainable management of organic waste in educational institutions, promoting selective collection and composting as sustainable alternatives. The methodology consisted of four stages: bibliographic search, systematic literature review based on the PRISMA method, consultation with specialists in three campuses of the Federal Institute of Espírito Santo and development of the tool in Microsoft Excel software using VBA (Visual Basic for Applications) programming. As a result, a digital tool called Planilha Orgâni-se was obtained, being divided into three main environments: selective collection control environment, environment for measuring sustainability and environment with environmental education materials. The selective collection control environment contains a form that allows the insertion of data referring to the mass of organic waste collected by sector of the institution, generating at the end an interactive report that helps in monitoring the collection. The environment for measuring sustainability has 16 sustainability indicators related to organic waste that were identified and selected through a systematic literature review, and their applicability was evaluated through a consultation with experts in three campuses of the Instituto Federal do Espírito Santo. The environment with environmental education materials contains materials that were identified and categorized according to the age group of the target audience, contributing to the development of educational activities related to the theme. With the research, a digital tool was obtained that provides smart spreadsheets and environmental education materials that contribute to the planning, monitoring and maintenance of selective collection and composting in educational institutions. Based on its functionalities, this instrument aims to collaborate with the intelligent and sustainable management of organic waste in these spaces.
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