dc.contributor.advisor | Leite, Sidnei Quezada Meireles | |
dc.contributor.author | Souza, Luz Marina de | |
dc.date.accessioned | 2017-08-23T20:47:00Z | |
dc.date.available | 2017-08-23T20:47:00Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Luz Marina de. Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES: do planejamento ao fazer docente. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/123456789/177 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de
Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de
Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento de práticas
pedagógicas no ensino de Ciências da Natureza. A pesquisa teve como parâmetros
os planos de ações elaborados pelas escolas inseridas no programa PDE-Escola
com base nos resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) do ano de 2007, que
apontaram baixo desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
(EF), na disciplina de Ciências da Natureza e o curso de Formação Continuada de
professores dessa área. Nesse curso foi realizado um Seminário de Práticas
Pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes, que foram analisadas
identificando-se os aspectos convergentes entre as abordagens em Ciência-
Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e os pressupostos freireanos. Tratou-se de
uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais,
nas observações, nos depoimentos registrados ao longo da pesquisa e nos
questionários respondidos pelos professores participantes do curso de Formação
Continuada envolvidos no processo. Os resultados demonstraram a abordagem
CTSA em consonância com os pressupostos defendidos por Paulo Freire, aplicados
aos anos finais do EF e indicaram possibilidades de aprimoramento nas práticas
pedagógicas desenvolvidas pelos professores, por meio do processo de formação
continuada e pela aplicação de recursos financeiros na área da educação. Por meio
deste estudo, como produto final, foi elaborado um livro contendo os relatos de
práticas pedagógicas desenvolvidas por professores participantes do curso de
Formação Continuada. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study aimed to investigate the links between the School Development Plan (SDP-school) program and the Continuing Teacher Education, as the potential to enhance the development of teaching practices in the teaching of natural sciences. This research has as parameters the action plans prepared by the schools inside the PDE-school program based on the results of the Index of Basic Education (Ideb) of 2007, which showed poor performance of students in the final years of elementary school (EF) in the subject of Natural Sciences and the course for Continuing Training of teachers in this area. In this course was held a Seminar of Pedagogical Practices developed by participating teachers, which were analyzed by identifying the converging aspects between approaches in Science-Technology-Society-Environment (STSE) and Freire's assumptions. This was a qualitative research, case study, based on official documents, the observations, the statements recorded during the research and questionnaires completed by teachers participating in the Continuing Education course involved. The results demonstrated the STSE approach in line with the assumptions advocated by Paulo Freire, applied to the final years of EF and indicated possibilities for improvement in teaching practices developed by teachers through the process of continuing education and the application of financial resources in the education. Through this study, as the final product, a book containing reports of teaching practices developed by teachers participating in the course of Continuing Education was established. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Plano de Desenvolvimento da Escola (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Educação (Educação permanente) | pt_BR |
dc.title | Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais