Articulações entre o PDE - Escola e a formação continuada de professores de ciências da natureza do município de Cariacica-ES : do planejamento ao fazer docente

Souza, Luz Marina de (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar as articulações entre o programa Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) e a Formação Continuada de Professores, como potencialidades para aprimorar o desenvolvimento de práticas pedagógicas no ensino de Ciências da Natureza. A pesquisa teve como parâmetros os planos de ações elaborados pelas escolas inseridas no programa PDE-Escola com base nos resultados do Índice de Educação Básica (Ideb) do ano de 2007, que apontaram baixo desempenho dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (EF), na disciplina de Ciências da Natureza e o curso de Formação Continuada de professores dessa área. Nesse curso foi realizado um Seminário de Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores participantes, que foram analisadas identificando-se os aspectos convergentes entre as abordagens em Ciência- Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e os pressupostos freireanos. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em documentos oficiais, nas observações, nos depoimentos registrados ao longo da pesquisa e nos questionários respondidos pelos professores participantes do curso de Formação Continuada envolvidos no processo. Os resultados demonstraram a abordagem CTSA em consonância com os pressupostos defendidos por Paulo Freire, aplicados aos anos finais do EF e indicaram possibilidades de aprimoramento nas práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, por meio do processo de formação continuada e pela aplicação de recursos financeiros na área da educação. Por meio deste estudo, como produto final, foi elaborado um livro contendo os relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores participantes do curso de Formação Continuada.

ABSTRACT: This study aimed to investigate the links between the School Development Plan (SDP-school) program and the Continuing Teacher Education, as the potential to enhance the development of teaching practices in the teaching of natural sciences. This research has as parameters the action plans prepared by the schools inside the PDE-school program based on the results of the Index of Basic Education (Ideb) of 2007, which showed poor performance of students in the final years of elementary school (EF) in the subject of Natural Sciences and the course for Continuing Training of teachers in this area. In this course was held a Seminar of Pedagogical Practices developed by participating teachers, which were analyzed by identifying the converging aspects between approaches in Science-Technology-Society-Environment (STSE) and Freire's assumptions. This was a qualitative research, case study, based on official documents, the observations, the statements recorded during the research and questionnaires completed by teachers participating in the Continuing Education course involved. The results demonstrated the STSE approach in line with the assumptions advocated by Paulo Freire, applied to the final years of EF and indicated possibilities for improvement in teaching practices developed by teachers through the process of continuing education and the application of financial resources in the education. Through this study, as the final product, a book containing reports of teaching practices developed by teachers participating in the course of Continuing Education was established.