Modelagem Matemática na Educação Básica: Modelo de Conta de Energia Elétrica Residencial Utilizando Planilhas Eletrônicas

Amorim, Artur Sherrer dos Santos (2022-03-11)

tcc

RESUMO: Neste artigo, apresenta-se uma proposta de intervenção pedagógica elaborada a partir das quatro etapas de modelagem matemática: inteiração, matematização, resolução, interpretação de dados e verificação. A modelagem matemática foi inserida nessa proposta como estratégia de ensino e aprendizagem para que o docente possa adotar uma metodologia ativa na sala de aula e o aluno possa atuar como construtor do seu conhecimento. Com o objetivo de proporcionar um roteiro alternativo e de fácil adaptação para que os docentes possam reproduzir em suas escolas, propõe-se uma sequência didática voltada para os alunos dos anos finais do ensino fundamental da educação básica.

ABSTRACT: In this article, presents itself a proposal for a pedagogical intervention based on the four stages of mathematical modeling: interaction, mathematization, resolution, data interpretation and verification. Mathematical modeling was inserted in this proposal as a teaching and learning strategy so that the teacher adopts an active methodology in the classroom and the student can act as a builder of his knowledge. In order to provide an alternative and easy-to-adapt script for teachers to reproduce in their schools, a didactic sequence is proposed for students in the final years of the basic education.


Collections: