Elas na matemática, por que não?
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RESUMO: Diante da lacuna presente na relação entre mulheres e a matemática percebida ao longo da vida e enfocada no estudo da disciplina de Antropologia da Educação, foi desenvolvido o presente trabalho que busca identificar “quais elementos presentes nas relações sociais de gênero vivenciadas e/ou assumidas pelos educandos, podem aproximar ou afastar as meninas da matemática escolar e de futuras práticas profissionais relacionadas às exatas?”. Para responder a questão problema foram delimitados os seguintes objetivos específicos: a) realizar uma pesquisa bibliográfica, que visa buscar fundamentação teórica para os aspectos conceituais relacionados aos estudos de gênero e sua relação com a matemática; b) realizar uma atividade audiovisual – tendo como público-alvo os alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual – envolvendo a temática de discriminação de gênero na matemática, seguida de roda de conversa para explorar a percepção que os alunos têm da relação entre gênero e matemática; c) debater, refletir e apontar, junto aos sujeitos da pesquisa, aspectos que afastam ou aproximam as meninas da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso realizado em uma escola da rede estadual, de ensino médio, de Cachoeiro de Itapemirim, com alunos de 1ª série do ensino médio. Diante dos resultados encontrados pode-se ver que os elementos que afastam as meninas da matemática estão diretamente ligados ao ambiente familiar, escolar e aos estereótipos de gênero encontrados desde a infância e perpetuados pelo senso comum ao longo da vida.
ABSTRACT: In view of the gap present in the relation between women and mathematics perceived throughout life and focused on the study of the discipline of Anthropology of Education, the present work was developed aiming to identify "which elements, present in the social relations of gender experienced and/or assumed by the students, could bring girls closer or further away from school mathematics and from future professional practices related to exact sciences?”. To answer the problem question, the following specific objectives were defined: a) carry out bibliographic research, which aims to seek theoretical foundations for the conceptual aspects related to gender studies and their relationship with mathematics; b) carry out an audiovisual activity – targeting high school students from state education - involving the theme of gender discrimination in mathematics, followed by a conversation circle to explore the students' perception of the relationship between gender and math; c) discuss, reflect and point out, along with the research subjects, aspects that distance or bring girls closer to mathematics. The work was developed through a case study carried out in a public high school in Cachoeiro de Itapemirim, with 1st grade high school students. In view of the results found, it can be seen that the elements that keep girls away from mathematics are directly linked to the family and school environment and to gender stereotypes found since childhood and perpetuated by common sense throughout life.
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