Ferramentas tecnológicas utilizadas por professores de biologia durante as atividades pedagógicas não presenciais em diferentes campi do Ifes

Qualhano, Heloíza de Oliveira (2022)

tcc

Este trabalho consistiu num levantamento das principais ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem de Biologia durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNP, bem como na análise da percepção quanto ao seu uso. O público alvo abrangeu professores de Biologia do Instituto Federal do Espírito Santo. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa de caráter exploratório, em que fez-se o uso de questionário no Google Forms com perguntas relacionadas à vivência, experiência, formação e adaptação durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNP. Após a coleta de dados foi formulado um E-book como material de apoio, com o objetivo de auxiliar professores, reunindo as diferentes ferramentas tecnológicas utilizadas, visando facilitar a escolha e implantação destas no plano de ensino. De acordo com os dados obtidos foi possível perceber que boa parte dos professores já haviam lecionado de forma online e que mais da metade possuía formação na área de Tecnologias. Ademais, fez-se notória a preferência dos professores por ferramentas de vídeo, tanto no conhecimento, quanto na utilização e na percepção da aprendizagem dos alunos. Poucos professores fizeram citação de ferramentas que não foram incluídas na pesquisa. Por outro lado, algumas das ferramentas indicadas como opção de resposta não foram utilizadas por nenhum dos participantes. Dessa forma, foi possível concluir que os docentes tiveram a percepção de que ferramentas de vídeo, como videoaulas e videoconferências, bem como o uso do Whatsapp, trouxeram melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem dos alunos durante as APNP.


Collections: