BNCC, PAEBES e o uso de charges para o desenvolvimento de habilidades de leitura
tcc
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo estimular reflexões acerca do desenvolvimento/aprimoramento de habilidades de leitura exigidas no Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, propomo-nos a analisar as charges do artista Luiz Fernando Cazo que versam sobre a realidade do ensino em meio à pandemia do Novo Coronavírus, seja durante o período de isolamento social ou após o retorno às aulas presenciais. A escolha desse gênero ocorreu por (1) pertencer ao campo do humor, o qual faz parte da realidade dos estudantes; (2) ser um gênero multimodal que é constituído por informação, opinião e apreciação e (3) ser um gênero citado constantemente na BNCC. Logo, articulando construtos teóricos pela perspectiva da Linguística Textual que visam à abordagem de estratégias de leitura, à compreensão do efeito de sentido humorístico e associando aos descritores do PAEBES e às diretrizes da BNCC, a análise dedica-se a explorar os documentos dos anos finais do Ensino Fundamental a fim de identificar as habilidades de leitura exigidas especificamente para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com o intuito de sugerir propostas de atividades que possam contribuir para o aperfeiçoamento da capacidade leitora desses alunos.
ABSTRACT: This paper aims to stimulate reflections about the development/enhancement of reading skills required in the Evaluation Program of Basic Education of Espírito Santo (PAEBES) and in the Common National Curricular Base (BNCC). To this end, we propose to analyze the cartoons of the artist Luiz Fernando Cazo that deal with the reality of teaching in the midst of the New Coronavirus pandemic, either during the period of social isolation or after returning to classroom instruction. The choice of this genre occurred because (1) it belongs to the field of humor, which is part of the students' reality; (2) it is a multimodal genre that consists of information, opinion and appreciation; and (3) it is a genre constantly cited in the BNCC. Thus, articulating theoretical constructs from the perspective of Textual Linguistics that aim to approach reading strategies, the understanding of the humorous meaning effect and associating to the descriptors of PAEBES and the guidelines of the BNCC, the analysis is dedicated to explore the documents of the final years of elementary school in order to identify the reading skills required specifically for students of the 9th grade of elementary school in order to suggest proposals for activities that can contribute to the improvement of reading skills of these students.
Redes Sociais