Projeto Redigindo : dimensões do teórico metodológico acerca do texto dissertativo-argumentativo

Lonardelli, Karina de Andrade (2022)

tcc

RESUMO: Este trabalho apresenta as dimensões teórico-metodológicas do texto dissertativo-argumentativo. A partir das noções de língua, texto e linguagem explícitas é possível caminhar para a compreensão da redação do Enem como gênero textual, entendendo que esse gênero tem suas próprias características e seu jeito único de ser escrito e corrigido. Sendo assim, pesquisadores evidenciam como a escrita particular da redação afeta outros meios, como a aprendizagem de outros gêneros e suas formas de escrever, bem como a forma de lidar com o texto dissertativo-argumentativo em sala de aula. Posto isso, o alvo foi o Projeto Redigindo, projeto de extensão vinculado ao IFES, campus Venda Nova do Imigrante, que auxiliou alunos a compreenderem e escreverem redações do ENEM. Assim, ao final deste trabalho, nota-se o engrandecimento da Língua Portuguesa que ocorre perante a escrita, não só em relação à redação como também à escrita geral, colaborando ainda para a construção do conhecimento do aluno.