Show simple item record

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM AMBIENTE VIRTUAL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

dc.contributor.advisorLeite, Priscila de Souza Chisté
dc.contributor.authorSouza, Ana Clara Frossard
dc.date.accessioned2022-03-28T17:53:22Z
dc.date.available2022-03-28T17:53:22Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Clara Frossard. Uma proposta para o ensino de Funções Orgânicas em Ambiente Virtual a partir da Teoria Histórico-Cultural. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1764
dc.description.abstractO presente manuscrito tem como objetivo sistematizar uma proposta de atividade de ensino, em ambiente virtual, a partir da teoria da atividade, como modo de contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Química Orgânica: Funções Orgânicas. O referencial teórico da proposta de atividade de ensino está baseado na Teoria Histórico-Cultural, no qual o trabalho do homem é a forma que ele age sobre a natureza. A Atividade Orientadora de Ensino, o processo de ensino-aprendizagem e a importância dos sujeitos, bem como seus papéis, foi a base para o desenvolvimento da proposta. Utiliza-se a situação emergente do cotidiano, uma forma de situação desencadeadora de aprendizagem, envolvendo a produção de velas aromáticas por uma empresa júnior fictícia. A aplicação da proposta foi feita de forma online e assíncrona, após a abertura de um Google Sala de Aula para um grupo teste de 5 alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo campus Vila Velha. O motivo de tal aplicação é a pandemia do Covid-19, que obrigou o distanciamento social e atrasou o calendário da instituição. A aplicação desta proposta de atividade de ensino se deu em 5 grandes momentos: sequência desencadeadora de aprendizagem, o livro de como são produzidos as velas aromáticas e os estudos dos compostos envolvidos, o entendimento do processo de produção das velas, a produção de uma planilha de custos e, por fim, a resposta a situação inicial. Os resultados obtidos podem ser citados como: os alunos se sentiram motivados e gostaram da abordagem; é importante que tanto o professor quanto o aluno estejam em atividade de ensino e aprendizagem, respectivamente; o uso de tecnologias é válido desde que como recurso didático utilizado pelo professor e não como forma de sua substituição.pt_BR
dc.format.extent81 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural.pt_BR
dc.subjectFunções Orgânicaspt_BR
dc.subjectVelas Aromáticaspt_BR
dc.subjectSituação Emergente do Cotidianopt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM AMBIENTE VIRTUAL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Química
dc.contributor.memberMoura, Oriosvaldo de
dc.contributor.memberIsidoro, Marsele Machado
dc.contributor.memberSilva, Sandra Aparecida Fraga da


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record