dc.contributor.advisor | Leite, Priscila de Souza Chisté | |
dc.contributor.author | Souza, Ana Clara Frossard | |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T17:53:22Z | |
dc.date.available | 2022-03-28T17:53:22Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Clara Frossard. Uma proposta para o ensino de Funções Orgânicas em Ambiente Virtual a partir da Teoria Histórico-Cultural. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1764 | |
dc.description.abstract | O presente manuscrito tem como objetivo sistematizar uma proposta de atividade de
ensino, em ambiente virtual, a partir da teoria da atividade, como modo de contribuir
para a aprendizagem do conteúdo de Química Orgânica: Funções Orgânicas. O
referencial teórico da proposta de atividade de ensino está baseado na Teoria
Histórico-Cultural, no qual o trabalho do homem é a forma que ele age sobre a
natureza. A Atividade Orientadora de Ensino, o processo de ensino-aprendizagem e
a importância dos sujeitos, bem como seus papéis, foi a base para o desenvolvimento
da proposta. Utiliza-se a situação emergente do cotidiano, uma forma de situação
desencadeadora de aprendizagem, envolvendo a produção de velas aromáticas por
uma empresa júnior fictícia. A aplicação da proposta foi feita de forma online e
assíncrona, após a abertura de um Google Sala de Aula para um grupo teste de 5
alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito
Santo campus Vila Velha. O motivo de tal aplicação é a pandemia do Covid-19, que
obrigou o distanciamento social e atrasou o calendário da instituição. A aplicação
desta proposta de atividade de ensino se deu em 5 grandes momentos: sequência
desencadeadora de aprendizagem, o livro de como são produzidos as velas
aromáticas e os estudos dos compostos envolvidos, o entendimento do processo de
produção das velas, a produção de uma planilha de custos e, por fim, a resposta a
situação inicial. Os resultados obtidos podem ser citados como: os alunos se sentiram
motivados e gostaram da abordagem; é importante que tanto o professor quanto o
aluno estejam em atividade de ensino e aprendizagem, respectivamente; o uso de
tecnologias é válido desde que como recurso didático utilizado pelo professor e não
como forma de sua substituição. | pt_BR |
dc.format.extent | 81 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria Histórico-Cultural. | pt_BR |
dc.subject | Funções Orgânicas | pt_BR |
dc.subject | Velas Aromáticas | pt_BR |
dc.subject | Situação Emergente do Cotidiano | pt_BR |
dc.title | UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM AMBIENTE VIRTUAL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Química | |
dc.contributor.member | Moura, Oriosvaldo de | |
dc.contributor.member | Isidoro, Marsele Machado | |
dc.contributor.member | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
Redes Sociais