UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM AMBIENTE VIRTUAL A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Souza, Ana Clara Frossard (2022)

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O presente manuscrito tem como objetivo sistematizar uma proposta de atividade de ensino, em ambiente virtual, a partir da teoria da atividade, como modo de contribuir para a aprendizagem do conteúdo de Química Orgânica: Funções Orgânicas. O referencial teórico da proposta de atividade de ensino está baseado na Teoria Histórico-Cultural, no qual o trabalho do homem é a forma que ele age sobre a natureza. A Atividade Orientadora de Ensino, o processo de ensino-aprendizagem e a importância dos sujeitos, bem como seus papéis, foi a base para o desenvolvimento da proposta. Utiliza-se a situação emergente do cotidiano, uma forma de situação desencadeadora de aprendizagem, envolvendo a produção de velas aromáticas por uma empresa júnior fictícia. A aplicação da proposta foi feita de forma online e assíncrona, após a abertura de um Google Sala de Aula para um grupo teste de 5 alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo campus Vila Velha. O motivo de tal aplicação é a pandemia do Covid-19, que obrigou o distanciamento social e atrasou o calendário da instituição. A aplicação desta proposta de atividade de ensino se deu em 5 grandes momentos: sequência desencadeadora de aprendizagem, o livro de como são produzidos as velas aromáticas e os estudos dos compostos envolvidos, o entendimento do processo de produção das velas, a produção de uma planilha de custos e, por fim, a resposta a situação inicial. Os resultados obtidos podem ser citados como: os alunos se sentiram motivados e gostaram da abordagem; é importante que tanto o professor quanto o aluno estejam em atividade de ensino e aprendizagem, respectivamente; o uso de tecnologias é válido desde que como recurso didático utilizado pelo professor e não como forma de sua substituição.