dc.contributor.author | Alves, Kenia Carla Carvalho Silva | |
dc.contributor.author | Lobino, Maria Das Graças Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T15:09:37Z | |
dc.date.available | 2022-03-28T15:09:37Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Kenia Carla Carvalho Silva; LOBINO, Maria Das Graças Ferreira Horta/laboratório vivo: Um olhar sensível à vida e ao ensino. Vitória: Edifes Acadêmico, 2022. ISBN 978-85-8263-540-7. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8263-540-7 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1762 | |
dc.description.abstract | Este Guia foi organizado nas seções a saber: 1) Introdução, na qual se aponta as ideias gerais advindas de uma pesquisa de mestrado; 2) Concepções teóricometodológicas, na qual expomos os referenciais e legislações que sustentaram as ações descritas, bem como o caminho percorrido e os conteúdos trabalhados neles; 3) Ações pedagógicas interventivas ancoradas nas etapas definidas pelos três momentos pedagógicos idealizados e desenvolvidos por Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2018) , com exemplificação e sugestões de atividades voltadas aos possíveis processos educativos com a horta/laboratório vivo; 4) Considerações finais na qual apresentamos nossa reflexão sobre os desafios e as venturas desse projeto enriquecedor. O Guia Didático em tela é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada A Horta como artefato Potencializador da Alfabetização Científica na perspectiva integrada e sustentável, da pesquisadora em Educação em Ciências e Matemática, professora Kenia Carla Carvalho Silva Alves, orientada pela professora Dra. Maria das Graças Ferreira Lobino. Compõe a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e está disponível no site do programa Educimat: https://educimat.ifes.edu.br. Portanto, estimado (a) professor (a), esperamos que este material sirva de inspiração para novas práticas pedagógicas, podendo ser adaptado em seus objetivos e metas de ensino, e contribua para uma relação ensino-aprendizagem mais prazerosa e de significância social e ambiental para os discentes, docentes e comunidade escolar. Crie, recrie, invente e não desista da docência, pois lutamos para que nosso protagonismo não seja ofuscado e para que a categoria docente possa ser valorizada e reconhecida como primordial na sociedade. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes Acadêmico | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciências – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Horticultura - Laboratório | pt_BR |
dc.title | Horta/laboratório vivo | pt_BR |
dc.title.alternative | Um olhar sensível à vida e ao ensino | pt_BR |
dc.type | livro | pt_BR |
dc.publisher.local | , Vitória | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
Redes Sociais