O Ensino Híbrido como estratégia de ensino de conceitos de Óptica e Astronomia no Ensino Fundamental II

Conceição, Carla Francisca Souza da ; Brozeguini, Jardel da Costa (2022)

livro

Este Guia Didático de Física é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido durante os anos de 2018 a 2020 no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cariacica. O estudo é baseado em uma Sequência Didática que abordou o conteúdo de óptica geométrica e foi aplicada em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental da EEEFM José Vitor Filho localizada no município de Cariacica/ES. Ele é destinado ao professor da Educação Básica com o objetivo de auxiliá-lo na aplicação de metodologias e atividades híbridas em seu cotidiano de trabalho. Entre as atividades que podemos destacar na intervenção pedagógica temos a utilização de metodologias como a inversão da sala de aula, o ensino sob medida, a rotação por estações e a instrução pelos colegas, mesclando ambientes escolares virtuais e físicos. Todas as tarefas de leitura, questionários, roteiros e experimentos usados na intervenção estão inseridas nesse guia. Além disso, este guia também apresenta uma breve revisão da literatura para que o referencial teórico não se torne um obstáculo ao trabalho do professor.


Collections: