Proposta de intervenção pedagógica por meio de uma sequência didática: o ensino de sistemas agroflorestais para os iniciantes do curso de ensino médio integrado ao ensino técnico em agropecuária
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As Escolas Famílias Agrícolas pertencentes à rede do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), utilizam-se da Pedagogia da Alternância (PA), princípio educativo, que a caracteriza e implementa de suas atividades no plano pedagógico, propõem um modelo de aprendizagem que trabalha a educação no princípio dialético da reflexão e da ação, buscando desenvolver habilidades, atitudes e consciência como requisitos para a transformação do meio em que situa o jovem. Por sua vez, a Escola Família Agrícola tem o objetivo de proporcionar a formação integral dos jovens do meio rural em função da promoção do desenvolvimento local sustentável, promovendo a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando-os com conhecimentos gerais e habilidades para o exercício de atividades produtivas. Assim, a proposta que este trabalho prioriza é uma intervenção pedagógica que dialogue com a realidade do educando da Escola Família Agrícola, buscando desenvolver técnicas e ancorados aos conhecimentos científicos promover uma educação consciente visando à busca por uma sociedade livre da dependência do agrotóxico e consequentemente dos seus malefícios. Pensando nisso, foram realizados estudos e aprofundamentos sobre o tema, sistemas agroflorestais (SAFs), para juntos, educando e educador, construir aprendizagens, relacionando a teoria e a prática, refletindo sobre a construção do processo educativo e o conteúdo a ser estudado. Portanto, realizou-se uma sequência didática sobre o tema que será utilizado na disciplina de agricultura com os estudantes do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Agropecuária. A sequência didática realizada propõe uma educação que dialogue com o saber crítico, desmistificando que a produção agrícola e agropecuária seja dependente de agrotóxicos e insumos industriais. Além disso, pretende-se levar o educando a reflexão e ao pensamento sobre os porquês da relevância do tema.
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