A mostra de vídeos “Curta Matemática” 2020: uma experiência educomunicativa de estudante para estudante
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O uso de recursos tecnológicos tem sido cada vez mais inserido nos processos educacionais especialmente em decorrência da pandemia da Covid-19. As escolas e os professores se reinventaram e precisaram empregar diversos recursos tecnológicos para se comunicar, tornando os conteúdos audiovisuais um relevante recurso. Pesquisadores, como Nilton Silveira Domingues da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que tem dedicado suas pesquisas ao uso e produção de vídeos, vêm mostrando que a utilização de vídeos como recurso didático pode colaborar com a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos. Diferentes pesquisas têm sinalizado como os vídeos produzidos por estudantes tornam o ensino e a aprendizagem da matemática mais significativos, visto que se trata de materiais de linguagem mais semelhante à desses estudantes. Nesse intercurso, o presente trabalho tem por objetivo analisar como o uso de vídeos produzidos por estudantes pode colaborar nos processos escolares de Educação Matemática, a partir da perspectiva de estudantes da Educação Básica. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, identificamos contribuições para a Educação Matemática do material produzido na Mostra “Curta Matemática” - Ifes, 2020, que exibiu produções de estudantes de Educação Básica e de Ensino Superior sobre diferentes assuntos envolvendo ideias de matemática. Os resultados da pesquisa levantam critérios de seleção de vídeos que possam ser usados por professores na seleção de material audiovisual para suas práticas pedagógicas.
ABSTRACT: The use of technological resources has been increasingly introduced in educational processes, especially as a result of the Covid-19 pandemic. Schools and teachers reinvented themselves and needed to use various technological resources to communicate, making audiovisual content a relevant resource. Researchers, such as Nilton Silveira Domingues from Universidade Estadual Paulista (Unesp), who has dedicated his research to the use and production of videos, have shown that the use of videos as a teaching resource can contribute to the formation of more critical and reflective citizens. Different researches have pointed out how videos produced by students make teaching and learning of mathematics more meaningful since they are materials with a more similar language to that of these students. In the meantime, this research aims to analyze how the use of videos produced by students can collaborate in the school processes of Mathematics Education, from the perspective of Basic Education students. Through bibliographic research and field research in a State School of Elementary and High School, we identified contributions to Mathematics Education from the material produced in the “Curta Matemática” Exhibition - Ifes, 2020, which exhibited productions by students of Basic Education and Higher Education on different subjects involving math ideas. The research results raise selection criteria for videos that can be used by teachers in the selection of audiovisual material for their pedagogical practice.
Redes Sociais