Show simple item record

Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para o ensino-aprendizagem de uma criança em tratamento de câncer

dc.contributor.advisorMendonça, Regina Célia Avilha
dc.contributor.authorMartins, Hermelinda Peixoto Pereira
dc.date.accessioned2022-03-24T18:56:26Z
dc.date.available2022-03-24T18:56:26Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationMARTINS, Hermelinda Peixoto Pereira. Contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino-aprendizagem de uma criança em tratamento de câncer. 2012. 76 f. TCC (Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Centro de Educação à Distância, Serra, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1752
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo objetivou investigar de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs facilitam o processo ensino-aprendizagem de crianças em tratamento de câncer. Buscamos também identificar e escolher softwares educativos que abordassem os conteúdos escolares referentes ao currículo escolar do aluno pesquisado. Além disso, procuramos verificar a efetivação do processo de mediação pedagógica na utilização dos softwares escolhidos. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, na qual a coleta de dados se deu por meio de 07 observações participantes, durante os meses de outubro e novembro de 2012, na classe hospitalar da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – ACACCI. O sujeito principal desta pesquisa foi uma criança diagnosticada com câncer infantil e que frequentava regularmente a classe hospitalar. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que a escolha do software educativo e o planejamento das atividades são importantes, mas precisam estar associados à utilização de estratégias e à mediação do professor. Desta maneira, evidenciou-se que a utilização dos softwares, como recurso pedagógico, revelou-se extremamente útil e eficaz no processo ensino-aprendizagem e que, com o uso destes, é possível criar um ambiente desafiador e motivador, além de um espaço saudável de relações.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study aimed to investigate how the Information and Communication Technologies - ICTs facilitate the teaching-learning process of children undergoing cancer treatment. We seek also to identify and select educational software that address the educational content for the curriculum of the student researched. Furthermore, we tried to verify the effectiveness of the pedagogical mediating process in the use of the chosen software. To that end, we conducted qualitative research in which data collection took place through of 07 participant observations during the months of October and November 2012, at in-hospital kid’s classroom by Capixaba Association Against Childhood Cancer - ACACCI. The main subject of this research was a child diagnosed with childhood cancer and who regularly attended to classes in hospital. From the data analysis, it was possible to notice that the choice of the educational software and planning activities are important, but must be associated with the use of strategies and to the teacher mediation. Thus, it became clear that the use of software as a teaching resource has proved to be extremely useful and effective in the teaching-learning process, and that by using these, it’s possible to create a motivating and challenging environment, besides a healthy space of relations.pt_BR
dc.format.extent76 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectClasse hospitalarpt_BR
dc.titleContribuições das tecnologias de informação e comunicação para o ensino-aprendizagem de uma criança em tratamento de câncerpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8555971902825576pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na educação
dc.contributor.memberSantos, Emilene Coco dos
dc.contributor.memberBergmann, Helenice Maria Barcellos
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6650-3274pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record