Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para o ensino-aprendizagem de uma criança em tratamento de câncer

Martins, Hermelinda Peixoto Pereira (2012)

tcc

RESUMO: Este estudo objetivou investigar de que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs facilitam o processo ensino-aprendizagem de crianças em tratamento de câncer. Buscamos também identificar e escolher softwares educativos que abordassem os conteúdos escolares referentes ao currículo escolar do aluno pesquisado. Além disso, procuramos verificar a efetivação do processo de mediação pedagógica na utilização dos softwares escolhidos. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa, na qual a coleta de dados se deu por meio de 07 observações participantes, durante os meses de outubro e novembro de 2012, na classe hospitalar da Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil – ACACCI. O sujeito principal desta pesquisa foi uma criança diagnosticada com câncer infantil e que frequentava regularmente a classe hospitalar. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que a escolha do software educativo e o planejamento das atividades são importantes, mas precisam estar associados à utilização de estratégias e à mediação do professor. Desta maneira, evidenciou-se que a utilização dos softwares, como recurso pedagógico, revelou-se extremamente útil e eficaz no processo ensino-aprendizagem e que, com o uso destes, é possível criar um ambiente desafiador e motivador, além de um espaço saudável de relações.

ABSTRACT: This study aimed to investigate how the Information and Communication Technologies - ICTs facilitate the teaching-learning process of children undergoing cancer treatment. We seek also to identify and select educational software that address the educational content for the curriculum of the student researched. Furthermore, we tried to verify the effectiveness of the pedagogical mediating process in the use of the chosen software. To that end, we conducted qualitative research in which data collection took place through of 07 participant observations during the months of October and November 2012, at in-hospital kid’s classroom by Capixaba Association Against Childhood Cancer - ACACCI. The main subject of this research was a child diagnosed with childhood cancer and who regularly attended to classes in hospital. From the data analysis, it was possible to notice that the choice of the educational software and planning activities are important, but must be associated with the use of strategies and to the teacher mediation. Thus, it became clear that the use of software as a teaching resource has proved to be extremely useful and effective in the teaching-learning process, and that by using these, it’s possible to create a motivating and challenging environment, besides a healthy space of relations.


Colecciones: