Participação de estudantes de Ensino Médio em Feiras de Matemática : contribuições para sua formação acadêmica no Ifes – campus Vitória
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como a participação de estudantes de Ensino Médio do Ifes – Campus Vitória em Feiras de Matemática promovidas durante as Semanas de Matemática do Ifes contribuiu para sua formação acadêmica. Passadas cinco edições do evento (2015 a 2019), esta pesquisa tem a oportunidade de analisar resultados, frutos desse período, pensando na formação acadêmica de estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Vitória que participaram do evento. Para tanto, elaboramos um questionário online que foi respondido por 43 estudantes e egressos para conhecermos seus apontamentos a respeito de suas atividades em Feiras de Matemática. Analisamos as respostas dos estudantes a partir de duas categorias, baseadas no trabalho de Fátima Oliveira (2017): Atividade Ampliada na Perspectiva de Formação Humanizadora (AAH) e Atividade Reducionista na Perspectiva de Formação Reprodutivista e Instrucionista (ARI). Em uma AAH, a atividade ocorre com autonomia do estudante, relação dialógica entre os colegas e professores e compreende as interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Consideramos por ARI uma atividade que evidencia imitação e treino, incentivo à meritocracia e foco na formação para o mercado de trabalho. Para as análises, usamos como referenciais teóricos uma educação com base em Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Educação Matemática Crítica. Identificamos que a participação em Feiras de Matemática contribuiu para que os estudantes: atuassem como divulgadores dos conhecimentos científico, tecnológico e matemático; desenvolvessem uma cidadania crítica; aprendessem conteúdos matemáticos; desenvolvessem sua autonomia; desenvolvessem o trabalho colaborativo; e desenvolvessem competências comunicativas orais. Concluímos que, para a maioria dos sujeitos da pesquisa, a participação nas feiras contribuiu para sua formação acadêmica numa perspectiva Humanizadora.
ABSTRACT: This research aims to investigate how the participation of high school students from Ifes - Campus Vitória in Mathematics Fairs promoted by the Ifes Mathematics Weeks contributed to their academic education. After five editions of the event (2015 to 2019), this research has the opportunity to analyze the results, fruits of this period, thinking about the academic education of students of technical courses integrated to High School of Campus Vitória who participated in the event. We developed an online questionnaire that was answered by 43 students and graduates to know their notes about their activities in Mathematics Fairs. We analyzed the students' responses from two categories, based on the work of Fátima Oliveira (2017): Expanded Activity from the Perspective of Humanizing Training (AAH) and Reductionist Activity from the Perspective of Reproductive and Instructional Training (ARI). In an AAH, the activity takes place with student autonomy, a dialogic relationship between colleagues and teachers and comprises the interactions between Science, Technology and Society. We consider ARI to be an activity that demonstrates imitation and training, encourages meritocracy and focuses on training for the job market. For the analyses, we used as theoretical references an education based on Science, Technology and Society and Critical Mathematics Education. We identified that participation in Mathematics Fairs contributed to the students: acting as disseminators of scientific, technological and mathematical knowledge; developing critical citizenship; learning mathematical content; developing their autonomy; developing collaborative work; and developing oral communicative skills. We conclude that, for most of the research subjects, participation in fairs contributed to their school education in a Humanizing perspective.
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