Aprendizagens docentes em grupo de estudos sobre divisão : narrativas de práticas pedagógicas com crianças
Dissertação de mestrado
RESUMO: Este estudo analisa aprendizagens docentes de professoras participantes do Grupo de Estudos de Educação Matemática (GEEM-ES) explicitadas em narrativas e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de divisão com crianças. O grupo é formado por professores que ensinam matemática para diferentes níveis de ensino e outros profissionais da educação do Estado do Espírito Santo. Esse grupo se reúne semanalmente para discutir, compartilhar experiências e instigar mudanças de atitudes e procedimentos em sala de aula, a partir de pesquisa e reflexões sobre situações vivenciadas em suas práticas pedagógicas docentes. As interações no grupo acontecem de maneira natural, motivadora, coparticipativa e, por vezes, com práticas colaborativas. Como abordagem, usamos a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e alguns fundamentos teóricos da pesquisa ação colaborativa, por considerar a sua pertinência e adequação à nossa realidade específica. Nela trabalhamos com ações colaborativas tanto na pesquisa em si como na produção de conhecimento e desenvolvimento profissional, procurando retratar a perspectiva narradas pelas colaboradoras. Participaram desta pesquisa cinco professoras que fazem parte do GEEM-ES e que atuam nos anos iniciais e na educação infantil e não são habilitadas em matemática. Verificamos que, por causa da falta de estudos e conhecimentos na formação inicial, possuem dúvidas em relação a conteúdos matemáticos, que por vezes, são expostos no GEEM-ES. Os dados foram coletados em encontros semanais do grupo, em entrevistas semiestruturadas com as colaboradoras, questionário para identificação dos diferentes perfis e de suas vivências docentes; observações e registros de relatos de experiências em narrativas apresentadas em reuniões semanais realizadas pelo grupo ou escritas; e, gravações em áudio de algumas dessas reuniões. A análise dos dados auxiliou as professoras na construção coletiva de conhecimentos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem com base na autonomia, dialogicidade e colaboração. Considerando que as narrativas foram a principal fonte de produção dos dados, esta pesquisa ancora-se nas vozes das professoras, aquilo que elas narram como constituinte de suas trajetórias no processo educativo e no ensino de divisão em suas aulas. Constata-se, em narrativas das professoras colaboradoras, que as vivências em aulas sobre o conteúdo divisão no ensino de matemática e discussões decorrentes desse processo durante as suas participações no GEEM-ES, marcaram- nas de maneira positiva. Marcas que se vincularam em ações presentes ao ensinarem matemática sem formação específica, mas que são quebradas, no pertencimento ao grupo de estudos, que oportunizou apropriação de outras formas de ensinar o conteúdo de divisão em matemática. Como resultado desta investigação temos a produção de um livro escrito juntamente com as colaboradoras e outros integrantes do GEEM-ES, intitulado Narrativas sobre divisão em grupo de estudos.
ABSTRACT: This study examines teaching learning from teachers participating in the Study Group on Mathematics Education (GEEM-ES) made explicit in narratives and reflections on the process of teaching and learning of division to children. The group is comprised of teachers who teach mathematics to different levels of education and other education professionals in the state of Espírito Santo. This group meets weekly to discuss, share experiences and instigate changes in attitudes and procedures in the classroom, from research and reflections on situations experienced in their pedagogical and teaching practice. The interactions in group happen a natural, motivating and coparticipative way and sometimes with collaborative practices. As an approach, we used interpretive qualitative research and the theoretical basis of collaborative research, considering its relevance and suitability to our specific situation. On it we worked with collaborative action both on the research itself and in the production of knowledge and professional development, looking to portray the perspective narrated by the collaborators. Five teachers who are part of GEEM-ES and who work at early elementary school and childhood education and who are not qualified in mathematics participated on this research. We found that because of the lack of these studies and knowledge in the initial qualification, they have doubts about mathematical contents which are sometimes exposed in GEEM-ES. Data was collected at weekly group meetings, through semi-structured interviews with collaborators, a questionnaire to identify the different profiles and their teaching experiences; observations and records of their accounts of experiences in narratives presented at the weekly meetings held by the group; audio recordings of some of these meetings. Data analysis assisted teachers in the collective construction of knowledge related to the process of teaching and learning based on autonomy, dialogicity and collaboration. Whereas the narratives were the main source of production data, this research anchors itself in the voices of the teachers, what they narrate as a constituent of their trajectories in the educational process and teaching of division in their classes. In the narratives of the collaborating teachers it is noted that the experiences in their classes on the content of division in mathematics teaching and on the discussions arising from this process during their stakes in GEEM-ES, marked them in a positive way. Those marks were connected to actions presented in teaching mathematics without training in mathematics, but which are broken in the belonging to the group of studies, which provided an opportunity of appropriation of other ways to teach the content of division in math. As a result of this investigation we have the production of a written and collaborative book with the other members of GEEM-ES, entitled Narratives about division in a group study.
Redes Sociais