Ensino e apredizagem de matemática e educação do campo : o caso da escola municipal comunitária rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, município de Colatina, estado do Espiríto Santo
Dissertação de mestrado
RESUMO: O presente trabalho de pesquisa tem como base a apresentação de análises de momentos educativos experimentados por estudantes, em aulas da área de conhecimento de matemática, na turma do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Comunitária Rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, localizada no distrito de Ângelo Frechiani, município de Colatina, Estado do Espírito Santo. Percebemos a necessidade de pesquisar e investigar o ensino e aprendizagem de matemática nessa escola, que passou, a partir de 2011, a adotar uma nova metodologia de trabalho baseada na Pedagogia da Alternância, que prevê o trabalho como princípio educativo e a realidade como mola mestra para as aprendizagens, o que atrai olhares e expectativas. Nesse sentido, acredita-se que a matemática poderá ter sentido e validade no interior de um grupo cultural, em que o ponto de partida do processo de ensino e aprendizagem pode ser uma realidade campesina, evidenciando uma aproximação com a Etnomatemática. A maneira como a práxis pedagógica é percebida pelos estudantes, na tentativa de identificar se o ensino e aprendizagem de matemática contribui para a sua formação, configura justificativa central para o desenvolvimento desta pesquisa, que se processou por meio de um estudo teórico-prático acerca do ensino e aprendizagem de matemática e da Educação do Campo em uma Escola Comunitária Rural, com a aplicação de instrumentos de pesquisa como: situações-problemas, observações de aulas, entrevistas questionários semiestruturados e diário de campo. Os resultados da pesquisa evidenciam que é possível desenvolver uma prática pedagógica que valorize a cultura campesina. Mais do que isso, os resultados direcionam que a compreensão dos conteúdos matemáticos é mais significativa quando desenvolvidos em ambientes contextualizados, favorecendo a integração entre os conhecimentos cotidianos e escolares. Nosso produto final apresenta sugestões de atividades com possibilidades de trabalhos pedagógicos contextualizados, destinado aos anos finais do ensino fundamental das EMCORs, identificando algumas conexões e aproximações entre o ensino e aprendizagem de matemática e a Educação do Campo em um CEFFA.
ABSTRACT: This research work is based on the presentation of analyzes of educational moments experienced by students in classes of knowledge area in math, the class of the seventh grade of Basic Education in the municipal School Rural Community "Padre Fulgencio of the Child Jesus," located in Angelo Frechiani district, Colatina city, Espírito Santo state. We realized the need to research and investigate the teaching and learning of mathematics in this school, now, from 2011, to adopt a new working methodology based on Pedagogy of Alternation, which provides work as an educational principle and reality as a mainspring for the learning, attracting stares and expectations. In this sense, it is believed that mathematics may have validity and meaning within a cultural group, in which the starting point of the process of teaching and learning can be a reality peasant, showing an approach to Ethnomathematics. The way the pedagogical praxis is perceived by students in an attempt to identify the teaching and learning of mathematics contribute to its formation, configures central justification for the development of this research, which was processed through a theoretical study and practical about teaching and learning of mathematics and Field Education in a Rural Community School, with the application of research tools such as problem situations, classroom observations, semistructured interviews and field journal. The research results show that it is possible to develop a pedagogical practice that values the peasant culture. More than that, the results direct to the understanding of mathematical content is more significant in developed contextualized environments, favoring integration between school and everyday knowledge. Our final product to make suggestions for activities with pedagogical possibilities of work in context, for the final years of primary school EMCORs, identifying connections and similarities between the teaching and learning of mathematics and Field Education in a CEFFA.
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