Show simple item record

O ensinar pela pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica : um vídeo documentário sobre a experiência da equipe Titãs da robótica

dc.contributor.advisorJesus, Renata Gomes de
dc.contributor.authorMonteiro, Márcio, Tietz
dc.date.accessioned2022-03-24T12:56:12Z
dc.date.available2022-03-24T12:56:12Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMONTEIRO, Márcio Tietz. O ensinar pela pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica: um vídeo documentário sobre a experiência da equipe Titãs da robótica. 2022. 84 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1748
dc.description.abstractRESUMO: O ensinar pela pesquisa está na base dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica. Através de uma formação politécnica que tenha o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico, busca-se romper a dicotomia entre educação básica e técnica, possibilitando uma formação integral e significativa do estudante. Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um recurso educacional na forma de material audiovisual e investigar a concepção de um grupo de docentes do Instituto Federal do Espírito Santo do Campus Colatina acerca da transposição teórico-prática da adoção da pesquisa como princípio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio Integrado a educação profissional. Isto porque compartilhamos o entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem implica em permanentemente construir objetos de investigação a serem estudados, descobertos e aprendidos na relação docenteestudante, que podem se desdobrar em projetos específicos de pesquisa. Para esta pesquisa, utilizamos a abordagem de estudo de caso, utilizando as técnicas de análise de conteúdo, com o apoio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que muitos dos sujeitos desta pesquisa não possuem uma concepção clara de que utilizam a pesquisa como princípio pedagógico em suas práticas. No entanto, a análise dos dados constatou significativa presença do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico nas práticas docentes relatadas. Assim, com base nesses resultados, elaborou-se um produto educacional na forma de material audiovisual, direcionado aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica, apresentando depoimentos dos resultados obtidos com a utilização da pesquisa como metodologia de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica. Conclui-se, com esta pesquisa, que existe relevante necessidade de se ampliar as estratégias para promover, entre os docentes da Educação Profissional e Tecnológica, o entendimento das bases conceituais que permeiam o objeto em estudo, considerando-se que isso poderá contribuir com a prática docente e contribuir com aumento do índice de gestão da permanência estudantil.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Teaching by research is the basis of the principles of Professional and Technological Education. Through a polytechnic training that has work as an educational principle and research as a pedagogical principle, it seeks to break the dichotomy between basic and technical education, enabling an integral and significant formation of the student. This research aims to develop an educational resource in the format of audiovisual material and investigate the conception of a group of professors of the Federal Institute of Espírito Santo campus Colatina about the theoretical-practical transposition of the adoption of research as a pedagogical principle in the teaching and learning process in the context of Technical and Vocational Education for Secondary Education. This is because we share the understanding that the teachinglearning process implies permanently constructing research objects to be studied, discovered and learned in the teacher-student relationship, which can unfold in specific research projects. For this research, we used the case study approach, using content analysis techniques, with the support of the IRaMuTeQ software. The results indicated that many of the subjects of this research do not have a clear conception that they use research as a pedagogical principle in their practices. However, data analysis found a significant presence of work as an educational principle and research as a pedagogical principle in the teaching practices reported. Thus, based on these results, the audiovisual educational product was directed to the teachers of Professional and Technological Education, presented testimonials of the results obtained with the use of research as a teaching-learning methodology in the Technical and Vocational Education for Secondary Education. It is concluded with this research that there is a relevant need to expand the strategies to promote, among ptsd teachers, the understanding of the conceptual bases that permeate the object under study, considering that this can contribute to the teaching practice and contribute to an increase in the index of student permanence management.pt_BR
dc.format.extent84 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPesquisa como princípio pedagógicopt_BR
dc.subjectPercepções dos professorespt_BR
dc.subjectRobóticapt_BR
dc.subjectEducação politécnicapt_BR
dc.subjectTechnical and Vocational Education for Secondary Educationpt_BR
dc.subjectResearch as a pedagogical principlept_BR
dc.subjectTeachers' Perceptionspt_BR
dc.subjectRoboticspt_BR
dc.subjectPolytechnical Educationpt_BR
dc.titleO ensinar pela pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica : um vídeo documentário sobre a experiência da equipe Titãs da robóticapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1729020256689205pt_BR
dc.description.affiliationIfesReitoriapt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1386809028095357pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional
dc.contributor.memberCavalari, Octavio Junior
dc.contributor.memberZanetti, Daniela
dc.contributor.memberJesus, Renata Gomes de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9341284152248115pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record