O ensinar pela pesquisa na Educação Profissional e Tecnológica : um vídeo documentário sobre a experiência da equipe Titãs da robótica

Monteiro, Márcio, Tietz (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: O ensinar pela pesquisa está na base dos princípios da Educação Profissional e Tecnológica. Através de uma formação politécnica que tenha o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico, busca-se romper a dicotomia entre educação básica e técnica, possibilitando uma formação integral e significativa do estudante. Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um recurso educacional na forma de material audiovisual e investigar a concepção de um grupo de docentes do Instituto Federal do Espírito Santo do Campus Colatina acerca da transposição teórico-prática da adoção da pesquisa como princípio pedagógico no processo de ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Médio Integrado a educação profissional. Isto porque compartilhamos o entendimento de que o processo de ensino-aprendizagem implica em permanentemente construir objetos de investigação a serem estudados, descobertos e aprendidos na relação docenteestudante, que podem se desdobrar em projetos específicos de pesquisa. Para esta pesquisa, utilizamos a abordagem de estudo de caso, utilizando as técnicas de análise de conteúdo, com o apoio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que muitos dos sujeitos desta pesquisa não possuem uma concepção clara de que utilizam a pesquisa como princípio pedagógico em suas práticas. No entanto, a análise dos dados constatou significativa presença do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico nas práticas docentes relatadas. Assim, com base nesses resultados, elaborou-se um produto educacional na forma de material audiovisual, direcionado aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica, apresentando depoimentos dos resultados obtidos com a utilização da pesquisa como metodologia de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado da Educação Profissional e Tecnológica. Conclui-se, com esta pesquisa, que existe relevante necessidade de se ampliar as estratégias para promover, entre os docentes da Educação Profissional e Tecnológica, o entendimento das bases conceituais que permeiam o objeto em estudo, considerando-se que isso poderá contribuir com a prática docente e contribuir com aumento do índice de gestão da permanência estudantil.

ABSTRACT: Teaching by research is the basis of the principles of Professional and Technological Education. Through a polytechnic training that has work as an educational principle and research as a pedagogical principle, it seeks to break the dichotomy between basic and technical education, enabling an integral and significant formation of the student. This research aims to develop an educational resource in the format of audiovisual material and investigate the conception of a group of professors of the Federal Institute of Espírito Santo campus Colatina about the theoretical-practical transposition of the adoption of research as a pedagogical principle in the teaching and learning process in the context of Technical and Vocational Education for Secondary Education. This is because we share the understanding that the teachinglearning process implies permanently constructing research objects to be studied, discovered and learned in the teacher-student relationship, which can unfold in specific research projects. For this research, we used the case study approach, using content analysis techniques, with the support of the IRaMuTeQ software. The results indicated that many of the subjects of this research do not have a clear conception that they use research as a pedagogical principle in their practices. However, data analysis found a significant presence of work as an educational principle and research as a pedagogical principle in the teaching practices reported. Thus, based on these results, the audiovisual educational product was directed to the teachers of Professional and Technological Education, presented testimonials of the results obtained with the use of research as a teaching-learning methodology in the Technical and Vocational Education for Secondary Education. It is concluded with this research that there is a relevant need to expand the strategies to promote, among ptsd teachers, the understanding of the conceptual bases that permeate the object under study, considering that this can contribute to the teaching practice and contribute to an increase in the index of student permanence management.