Laboratório de matemática inclusivo : sugestões de materiais didáticos para alunos com deficiência visual
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A sala de aula é composta por uma diversidade de alunos e com essa pluralidade, o professor surge como um mediador que possui a responsabilidade de desenvolver materiais e métodos que proporcionem a inclusão de todos igualitariamente. Dessa forma, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) surge como uma alternativa à adoção de novas metodologias de ensino, com a proposta de potencializar o processo de ensino e de aprendizagem da matemática. O LEM ainda constitui uma ótima oportunidade para se trabalhar com alunos com deficiência visual dado as amplas possibilidades de uso do seu ambiente e dos objetos que o compõem. Neste cenário surge a seguinte pergunta deste trabalho: Quais materiais didáticos poderiam compor o laboratório de matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para auxiliar professores que trabalham com alunos que possuem deficiência visual? A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e exploratório sobre materiais didáticos para alunos com deficiência visual. As buscas aconteceram no site Google Acadêmico. Como resultado foram descritos alguns materiais didáticos, tais como, geoplano, tangram, multiplano, encontrados na literatura em conjunto com alguns trabalhos que os utilizam com alunos com deficiência visual no ensino de matemática. Futuras pesquisas sobre o tema devem ser realizadas para indicar mais possibilidades de uso desses materiais na sala de aula por meio da criação de atividades que auxiliam na aprendizagem dos alunos deficientes visuais, dado que, uma das grandes dificuldades referente ao uso desses materiais pelos professores é a falta de conhecimento sobre as suas funções interferindo, dessa forma, no uso pelos alunos com deficiência visual.
ABSTRACT: The classroom is composed of a diversity of students and with this plurality, the teacher emerges as a mediator who has the responsibility to develop methods that provide the inclusion of all students in an equal way in the teaching of the subject. Thereby, the LEM emerges as an alternative in the adoption of new teaching methodologies, with the proposal to enhance the teaching and learning process of mathematics. The LEM is still a great opportunity to work with students with visual impairments, given that the wide possibilities of using its environment and the objects that compose it. In this scenario, the following question arises from this work: What teaching materials could compose the mathematics laboratory of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) to assist teachers who work with students who have visual impairment? The methodology adopted was a qualitative and exploratory bibliographic research on teaching materials for students with visual impairments. The searches took place on the Google Scholar site. As a result, some teaching materials were described, such as geoplane, tangram, multiplane, found in the literature together with some works that use them with visually impaired students in mathematics teaching. Future research on the subject should be carried out to standardize the use of these materials in the classroom through the creation of activities that assist in the learning of visually impaired students, since one of the great difficulties regarding the use of these materials by teachers is the lack of knowledge about their functions, interfering with the use by students with visual impairments.
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