Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática : uma pesquisa bibliográfica para elaboração de sequência didática utilizando como ferramenta o Arduíno
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar pesquisa bibliográfica em busca de teorias que embasem a elaboração de uma sequência didática que promova o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas de matemática utilizando como ferramenta o Arduíno. Como referencial teórico para condução da pesquisa utilizamos Wing e Brackmann para o Pensamento Computacional e, quanto ao referencial da sequência didática utilizamos Dolz, Noverraz e Schnewuwly para estrutura e Delizoicov e Angotti para organização didática. Considerando os dados obtidos na pesquisa bibliográfica, elaboramos uma sequência didática de modo a se adaptar aos diversos cenários da educação, seja presencial, remoto ou híbrido. Ao todo, foram planejadas 12 aulas, totalizando 40 horas, distribuídas em encontros presenciais, síncronos e assíncronos. Importante destacar que o produto desenvolvido não foi aplicado, mas está apto a ser aplicado.
Redes Sociais