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Um framework conceitual para a concepção de ecossistemas inteligentes de aprendizagem

dc.contributor.advisorCury, Davidson
dc.contributor.authorSilveira, Pedro David Netto
dc.date.accessioned2022-03-21T18:11:26Z
dc.date.available2022-03-21T18:11:26Z
dc.date.issued2022-02-16
dc.identifier.citationSILVEIRA, P.D.N. Um framework conceitual para a concepção de ecossistemas inteligentes de aprendizagem. 233 f. Tese de Doutorado em Informática. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - ES. 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1731
dc.description.abstractCom o advento da cultura digital a partir do avanço da tecnologia, temos vivido um momento oportuno para flexibilizar nossas interações. No contexto educacional isso não é diferente. As escolas precisam de mecanismos para potencializar a aprendizagem dos estudantes, apoiando o desenvolvimento de habilidades e atitudes na aplicação dos conhecimentos construídos. Mas isso não está acontecendo, uma vez que o nosso sistema educacional, ainda é fortemente pautado nos mesmos métodos e técnicas de ensino tradicionais. Nesta tese abordamos uma parte dos limites da escola atual e suas fragilidades para lidar com as mudanças que a educação sofrerá nesta década, dado que a personalização, a colaboração e a aprendizagem informal terão papel destacado nos processos educacionais, que serão apoiados pela ubiquidade e pelas tecnologias da informação e comunicação. Tendo isso em vista, investigamos como o fomento e gerenciamento das interações em ecossistemas de aprendizagem promovem a construção do conhecimento em diferentes contextos sociais e ao longo da vida, com um processo de aprendizagem personalizado e flexível, e concluímos que isto pode ser alcançado com ambientes inteligentes de aprendizagem. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de um Framework conceitual para modelagem desses ambientes. A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia Design Science Research (DSR) e nossa contribuição inclui: (i) o desenvolvimento de uma ontologia (de referência e operacional) para ecossistemas de aprendizagem na cultura digital; (ii) um Framework para apoiar a modelagem de ambientes inteligentes de aprendizagem; (iii) a implementação e teste de um ambiente inteligente projetado com o Framework, enquanto uma prova de conceito da tese. Todos esses aparatos foram avaliados e validados, de forma que os resultados indicam que eles possuem aplicabilidade exitosa dentro e fora do contexto acadêmico.pt_BR
dc.format.extent233 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectecossistema de aprendizagem. smart learning environments. framework. cultura digital. ontologiapt_BR
dc.titleUm framework conceitual para a concepção de ecossistemas inteligentes de aprendizagempt_BR
dc.typetese_doutoradopt_BR
dc.contributor.advisor-code Menezes, Crediné Silva
dc.publisher.localVitóriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8043724203500877pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_de_Alegrept_BR
dc.identifier.capes30001013007P0pt_BR
dc.contributor.memberCastro Jr, Alberto Nogueira de
dc.contributor.memberPinto, Sergio Crespo Coelho da Silva
dc.contributor.memberSouza, Vítor Estêvão Silva
dc.contributor.memberGuizzardi, Giancarlo
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.degree.knowledgeAreaCiência da Computaçãopt_BR
dc.degree.researchAreaSistemas de Informaçãopt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-4474-6635pt_BR


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