dc.contributor.advisor | Cury, Davidson | |
dc.contributor.author | Silveira, Pedro David Netto | |
dc.date.accessioned | 2022-03-21T18:11:26Z | |
dc.date.available | 2022-03-21T18:11:26Z | |
dc.date.issued | 2022-02-16 | |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, P.D.N. Um framework conceitual para a concepção de ecossistemas inteligentes de aprendizagem. 233 f. Tese de Doutorado em Informática. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - ES. 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1731 | |
dc.description.abstract | Com o advento da cultura digital a partir do avanço da tecnologia, temos vivido um momento oportuno para flexibilizar nossas interações. No contexto educacional isso não é diferente. As escolas precisam de mecanismos para potencializar a aprendizagem dos estudantes, apoiando o desenvolvimento de habilidades e atitudes na aplicação dos conhecimentos construídos. Mas isso não está acontecendo, uma vez que o nosso sistema educacional, ainda é fortemente pautado nos mesmos métodos e técnicas de ensino tradicionais.
Nesta tese abordamos uma parte dos limites da escola atual e suas fragilidades para lidar com as mudanças que a educação sofrerá nesta década, dado que a personalização, a colaboração e a aprendizagem informal terão papel destacado nos processos educacionais, que serão apoiados pela ubiquidade e pelas tecnologias da informação e comunicação.
Tendo isso em vista, investigamos como o fomento e gerenciamento das interações em ecossistemas de aprendizagem promovem a construção do conhecimento em diferentes contextos sociais e ao longo da vida, com um processo de aprendizagem personalizado e flexível, e concluímos que isto pode ser alcançado com ambientes inteligentes de aprendizagem. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de um Framework conceitual para modelagem desses ambientes.
A pesquisa foi desenvolvida seguindo a metodologia Design Science Research (DSR) e nossa contribuição inclui: (i) o desenvolvimento de uma ontologia (de referência e operacional) para ecossistemas de aprendizagem na cultura digital; (ii) um Framework para apoiar a modelagem de ambientes inteligentes de aprendizagem; (iii) a implementação e teste de um ambiente inteligente projetado com o Framework, enquanto uma prova de conceito da tese. Todos esses aparatos foram avaliados e validados, de forma que os resultados indicam que eles possuem aplicabilidade exitosa dentro e fora do contexto acadêmico. | pt_BR |
dc.format.extent | 233 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | ecossistema de aprendizagem. smart learning environments. framework. cultura digital. ontologia | pt_BR |
dc.title | Um framework conceitual para a concepção de ecossistemas inteligentes de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | tese_doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | de Menezes, Crediné Silva | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/8043724203500877 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_de_Alegre | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30001013007P0 | pt_BR |
dc.contributor.member | Castro Jr, Alberto Nogueira de | |
dc.contributor.member | Pinto, Sergio Crespo Coelho da Silva | |
dc.contributor.member | Souza, Vítor Estêvão Silva | |
dc.contributor.member | Guizzardi, Giancarlo | |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.degree.knowledgeArea | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.degree.researchArea | Sistemas de Informação | pt_BR |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-4474-6635 | pt_BR |
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