Educação matemática financeira : construção do conceito de moeda no último ano do ensino fundamental

Amaral, Gustavo Perini (2013)

Dissertação de mestrado

RESUMO: As aulas de matemática podem reunir importantes discussões a respeito de finanças, das operações monetárias e dos significados em torno da moeda/dinheiro. O presente trabalho tem por objetivo investigar e refletir sobre a questão do dinheiro e do estudo da moeda, em aulas de matemática, no contexto da sala de aula, em duas turmas da última série do primeiro ciclo do Ensino Fundamental público no município de Serra, ES. Visa discutir também a questão da cidadania e da inclusão dos jovens no mundo das informações e operações financeiras, diante do crescente endividamento das pessoas e famílias. A pesquisa se caracteriza como pesquisa participante com intervenção, visto que o pesquisador e sujeitos pesquisados são cúmplices de modo cooperativo e participativo, e busca, por meio da abordagem qualitativa, fazer uma análise sócio-histórica. Observa-se que existem poucas abordagens educacionais acerca do dinheiro e suas operações quantitativas no cotidiano das atividades escolares, com prejuízo para formação dos alunos das redes públicas. Os alunos manifestaram interesse e sensibilidade a respeito do tema moeda/dinheiro, visto que o trato com a moeda/dinheiro se faz presente no dia a dia dos alunos. Assim, algumas questões em torno da construção histórica do conceito de moeda fizeram com que os alunos percebessem que o termo moeda sugeria algo muito além do que a simples relação entre comprar e vender, em que o dinheiro seria, apenas, a representação de um valor, mas uma construção de moeda como um conceito advindo da necessidade, interesse e das relações entre pessoas. Apresentamos, como produto final, um guia de orientações sobre Educação Matemática Financeira com propostas de projetos, duas atividades utilizadas na pesquisa e um jogo, construído na plataforma RPG Maker VX, com o objetivo de promover a investigação e o debate entre professor e aluno em sala de aula.

ABSTRACT: The math classes can gather important discussions of finance, monetary operations and meanings around the currency / money. This paper aims to investigate and reflect on the issue of money and study of money in math classes, in the context of the classroom, into two classes the last series of the first cycle of elementary public school in the city of Serra, ES. Aims to also discuss the issue of citizenship and inclusion of young people in the world of information and financial transactions, before the growing indebtedness of individuals and families. The research is characterized as participatory research with intervention, as the researcher and the researched subjects are complicit in a cooperative and participatory, and seeks, through a qualitative approach, to make a socio-historical analysis. It is observed that there are few educational approaches about money and their quantitative reasoning in everyday school activities, to the detriment of training students of public networks. Students expressed interest and sensitivity on the subject currency / money, whereas deal with the currency / money is present in the daily lives of students. Thus, some issues around the historical construction of the concept of money has made the students realize that the term currency suggests something far beyond the simple relationship between buy and sell, that money would be just the representation of a value but a construction currency as a concept arises from the need, interest and relationships between people. Here, as the final product, a guide for guidelines on Financial Mathematics Education with project proposals, two activities used in research and a game built on the platform RPG Maker VX, with the aim of promoting research and discussion between teacher and student in class.


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