Práticas do ensino de geografia na E.E.E.F.M. "Córrego de Santa Maria" na modalidade EJA
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Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o ensino de Geografia na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na E.E.E.F.M. “Córrego de Santa Maria”. O objetivo geral foi relacionar as práticas de ensino de geografia na EJA com a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) analisando suas contribuições e utilização. Quanto à metodologia foi uma pesquisa qualitativa, pela qual realizamos investigações bibliográficas para entender o contexto histórico da EJA, desde séculos passados aos dias atuais e também para apresentarmos o ensino de Geografia e a ABP. Buscamos analisar documentos pedagógicos e normativos da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU) em relação à EJA. Em seguida juntamos a essas análises as observações práticas do ensino dos educadores, fizemos uma intervenção com ABP e comentamos os dados produzidos pelos educandos. As metodologias ativas não são perfil da EJA, porém, identificamos que é possível trabalhar com a ABP nessa modalidade, no entanto, não com o mesmo rigor e intensidade que o ensino regular, considerando o perfil dos sujeitos da EJA. Temos como base os autores Santos (2018), Fávero e Freitas (2011), Beluzo e Toniosso (2015), Ferraro (2013), Boutin e Silva (2015), Felicio e Lunarti (2020), Cecim e Cracel (2019), Barbosa e Moura (2013), entre outros, além de leis e resoluções que regem a educação escolar do nosso país.
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