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Desenvolvimento de um chatbot para a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo

dc.contributor.advisorMutz, Filipe Wall
dc.contributor.authorMoraes Júnior, Tadeu da Penha
dc.date.accessioned2022-03-18T21:37:13Z
dc.date.available2022-03-18T21:37:13Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMORAES JÚNIOR, Tadeu da Penha. Desenvolvimento de um chatbot para a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo. 2022. 53 f. Monografia (graduação em Sistemas de Informação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Serra, Serra, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1725
dc.description.abstractRESUMO: Um problema comum na Junta Comercial do Espírito Santo (JUCEES) é o tempo de espera de resposta do serviço de apoio ao usuário, o FaleConosco, que recebe as solicitações dos usuários para resoluções de questionamento dos serviços da JUCEES. Geralmente o tempo para sanar uma dúvida tem o prazo médio de três dias, mas o que os usuário não sabem é que a maior parte das dúvidas deles já se encontram no site da JUCEES, através de documentos ou publicações. Para tentar agilizar o tempo de resposta dos usuários foi desenvolvido um chatbot, a JUJU, que está disponível no site do órgão. Nele encontram-se as respostas das dúvidas corriqueiras do FaleConosco e informações da utilização do sistema integrador. O trabalho analisou o número de dúvidas do FaleConosco antes da implantação e durante a utilização do chatbot JUJU, utilizando arquivos cedidos pela JUCEES, sobre o volume de dúvidas geradas no FaleConosco. Após análises dos dados, concluiu-se que a maneira em que os textos são disponibilizados no chatbot são confusos para o usuário e a utilização durante o período de análise a JUJU não obteve um grande impacto no número de aberturas de FaleConosco da JUCEES, devido a aceitação do usuários e a competição entre as duas ferramentas para resolução de uma determinada dúvida.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: A common problem at the Espírito Santo Board of Trade (JUCEES) is the waiting time for a response from the FaleConosco user support service, which receives requests from users to resolve any queries related to JUCEES’ services. Generally, the time to resolve a doubt takes an average of three days, but what users don’t know is that most of their doubts are already on the JUCEES website, through documents or publications. To try to speed up the response time of users, a chatbot was developed, the JUJU, which is available on the agency’s website. It contains answers to common questions from FaleConosco and information on how to use the integrator system. The work analyzed the number of doubts of FaleConosco before the implementation and during the use of the JUJU chatbot, using files provided by JUCEES, about the volume of doubts generated in FaleConosco. After analyzing the data, it was concluded that the way in which the texts available in the chatbot are confusing for the user and the use during the period of analysis JUJU did not have a great impact on the number of openings of Contact Us at JUCEES, due to the acceptance of the users and the competition between the two tools to solve a certain question.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.subjectJUCEESpt_BR
dc.subjectFaleConoscopt_BR
dc.subjectSIMPLIFICA-ESpt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectServiços ao clientept_BR
dc.subjectJunta Comercial do Estado do Espírito Santopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um chatbot para a Junta Comercial do Estado do Espírito Santopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSerrapt_BR
ifes.campusCampus_Serrapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3123292310632540pt_BR
ifes.course.undergraduateBacharelado em Sistemas de Informação
dc.contributor.memberColombi, Leandro Resendo
dc.contributor.memberCoutinho, Bruno Cardoso
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/8108487234297364pt_BR
ifes.member.orcidhttp://lattes.cnpq.br/8843799612871667pt_BR


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