dc.contributor.advisor | Freitas, Rony Cláudio de Oliveira | |
dc.contributor.author | Ferreira, Késia Alves Penna | |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T19:49:00Z | |
dc.date.available | 2022-03-18T19:49:00Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, K. A. P. O aplicativo Multibase e bases numéricas diversas: um estudo sobre a contribuição dos gestos na aprendizagem:. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo: Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1723 | |
dc.description.abstract | O crescente uso de dispositivos móveis tem possibilitado novos campos de
investigação sobretudo sobre processos de ensino e de aprendizagem. Nesse
contexto, temos verificado que o uso de dispositivos móveis com toque em tela
possibilita novas contribuições sobre o processo epistemológico a partir da interação
homem-dispositivo. Nesse trabalho defendemos o uso da tecnologia touchscreen
como ambiente de interação entre corpo e cérebro, com base na teoria da cognição
corporificada, um campo de estudo inserido na neurociência. Assim, a pesquisa teve
como objetivo investigar contribuições de uma proposta de ensino com o uso do
Multibase para a aprendizagem de conceitos relacionados a bases numéricas tendo
como referência as contribuições dos gestos na perspectiva da Cognição
Corporificada. O aplicativo Multibase foi inspirado no Material Dourado de Maria
Montessori, que buscou na manipulação de peças móveis colaborar para o ensino e
a aprendizagem de conceitos do Sistema de Numeração. As bases teóricas que
fundamentaram a pesquisa foram pensadas de forma articulada com o produto
educacional em suas dimensões conceitual, pedagógica e comunicacional que se
configurou em um paradidático contendo a proposta de ensino por meio de atividades
para serem desenvolvidas com o apoio do aplicativo Multibase. Desenhada como
pesquisa de natureza qualitativa, em uma abordagem interpretativa, investigamos em
uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental do município de Serra -ES. A análise
dessa pesquisa foi realizada a partir dos dados produzidos por meio de tablets,
gravações em áudio e vídeo, aplicativo Screen Recorder, registro em diário de bordo
do pesquisador. Em nossas análises verificamos, por meio da manipulação no
ambiente do aplicativo Multibase em dispositivos móveis com toque em tela, o que os
gestos revelam sobre bases numéricas, contagem e operações aritméticas,
assumindo o protagonismo no desenvolvimento das propostas de ensino e
contribuindo para a compreensão dos conceitos envolvidos nas operações com bases
numéricas sob a perspectiva da cognição corporificada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The growing use of mobile devices has enabled new fields of investigation, especially
about teaching and learning processes. In this context, we have verified that the use
of mobile devices with touchscreen enables new contributions about the
epistemological process from the interaction man-device. In this work we defend the
use of touchscreen technology as an environment of interaction between body and
brain, based on the theory of embodied cognition, a field of study inserted in
neuroscience. Thus, the research aimed to investigate the contributions of a teaching
proposal using Multibase for learning concepts related to number bases with reference
to the contributions of gestures from the perspective of Corporified Cognition. The
Multibase application was inspired by Maria Montessori's Golden Material, which
sought to contribute to the teaching and learning of Numbering System concepts
through the manipulation of moving parts. The theoretical foundations of the research
were conceived in articulation with the educational product in its conceptual,
pedagogical, and communicational dimensions, which was configured as a
paradidactic containing the teaching proposal through activities to be developed with
the support of the Multibase application. It was designed as a qualitative research, in
an interpretative approach, investigated in a 2nd grade class of the Elementary School
of the city of Serra -ES. The analysis of this research was based on data produced by
means of tablets, audio and video recordings, Screen Recorder application, and the
researcher's logbook. In our analyses we verified, through manipulation in the
Multibase application environment in mobile devices with touch screen, what the
gestures reveal about number bases, counting and arithmetic operations, taking the
lead in the development of teaching proposals and contributing to the understanding
of the concepts involved in operations with number bases from the perspective of
embodied cognition. | pt_BR |
dc.format.extent | 158 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Bases numéricas. Gestos epistêmicos. Dispositivos Móveis com toque em tela. Tablets. Teoria da Cognição Corporificada. | pt_BR |
dc.title | O APLICATIVO MULTIBASE E BASES NUMÉRICAS DIVERSAS: UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS GESTOS NA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espirito Santo | pt_BR |
dc.identifier.capes | 0000-0002-1813-1610 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação Matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas pedagógicas e recursos didáticos no contexto da Educação Matemática | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2728424334883888 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.contributor.member | Cocô, Dilza | |
dc.contributor.member | Bairral, Marcelo | |
dc.contributor.member | Paiva, Maria Auxiliadora Vilela | |
ifes.advisor.orcid | http://orcid.org/0000-0002-9044-3109 | pt_BR |
Redes Sociais