O APLICATIVO MULTIBASE E BASES NUMÉRICAS DIVERSAS: UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS GESTOS NA APRENDIZAGEM
dissertacao_mestrado
O crescente uso de dispositivos móveis tem possibilitado novos campos de investigação sobretudo sobre processos de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, temos verificado que o uso de dispositivos móveis com toque em tela possibilita novas contribuições sobre o processo epistemológico a partir da interação homem-dispositivo. Nesse trabalho defendemos o uso da tecnologia touchscreen como ambiente de interação entre corpo e cérebro, com base na teoria da cognição corporificada, um campo de estudo inserido na neurociência. Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar contribuições de uma proposta de ensino com o uso do Multibase para a aprendizagem de conceitos relacionados a bases numéricas tendo como referência as contribuições dos gestos na perspectiva da Cognição Corporificada. O aplicativo Multibase foi inspirado no Material Dourado de Maria Montessori, que buscou na manipulação de peças móveis colaborar para o ensino e a aprendizagem de conceitos do Sistema de Numeração. As bases teóricas que fundamentaram a pesquisa foram pensadas de forma articulada com o produto educacional em suas dimensões conceitual, pedagógica e comunicacional que se configurou em um paradidático contendo a proposta de ensino por meio de atividades para serem desenvolvidas com o apoio do aplicativo Multibase. Desenhada como pesquisa de natureza qualitativa, em uma abordagem interpretativa, investigamos em uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental do município de Serra -ES. A análise dessa pesquisa foi realizada a partir dos dados produzidos por meio de tablets, gravações em áudio e vídeo, aplicativo Screen Recorder, registro em diário de bordo do pesquisador. Em nossas análises verificamos, por meio da manipulação no ambiente do aplicativo Multibase em dispositivos móveis com toque em tela, o que os gestos revelam sobre bases numéricas, contagem e operações aritméticas, assumindo o protagonismo no desenvolvimento das propostas de ensino e contribuindo para a compreensão dos conceitos envolvidos nas operações com bases numéricas sob a perspectiva da cognição corporificada.
The growing use of mobile devices has enabled new fields of investigation, especially about teaching and learning processes. In this context, we have verified that the use of mobile devices with touchscreen enables new contributions about the epistemological process from the interaction man-device. In this work we defend the use of touchscreen technology as an environment of interaction between body and brain, based on the theory of embodied cognition, a field of study inserted in neuroscience. Thus, the research aimed to investigate the contributions of a teaching proposal using Multibase for learning concepts related to number bases with reference to the contributions of gestures from the perspective of Corporified Cognition. The Multibase application was inspired by Maria Montessori's Golden Material, which sought to contribute to the teaching and learning of Numbering System concepts through the manipulation of moving parts. The theoretical foundations of the research were conceived in articulation with the educational product in its conceptual, pedagogical, and communicational dimensions, which was configured as a paradidactic containing the teaching proposal through activities to be developed with the support of the Multibase application. It was designed as a qualitative research, in an interpretative approach, investigated in a 2nd grade class of the Elementary School of the city of Serra -ES. The analysis of this research was based on data produced by means of tablets, audio and video recordings, Screen Recorder application, and the researcher's logbook. In our analyses we verified, through manipulation in the Multibase application environment in mobile devices with touch screen, what the gestures reveal about number bases, counting and arithmetic operations, taking the lead in the development of teaching proposals and contributing to the understanding of the concepts involved in operations with number bases from the perspective of embodied cognition.
Redes Sociais