Show simple item record

Histórias em quadrinhos e análise combinatória: uma combinação para o trabalho com a matemática na infância

dc.contributor.advisorZanon, Thiarla Xavier Dal-Cin
dc.contributor.authorGomes, Christoan Tonete
dc.date.accessioned2022-03-18T19:43:35Z
dc.date.available2022-03-18T19:43:35Z
dc.date.issued2022-02-17
dc.identifier.citationGOMES, Christoan Tonete. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA COMBINAÇÃO PARA O TRABALHO COM A MATEMÁTICA NA INFÂNCIA. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1722
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica estruturada a partir de uma sequência didática pautada nos princípios da resolução de problemas. Assim, investigou-se como o uso da história em quadrinhos “Hoje é dia de salada de frutas!” pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório na infância. Em termos de pesquisa, desenvolveu-se um estudo do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), com discussões teóricas respaldadas em Borba, Rocha e Azevedo (2015), Fischer (2019), Lopes e Grando (2012), Meireles e Zanon (2021), Morgado et. al (1991), Peretti e Costa (2013); Peripolli e Barin (2018), Rocha (2021), Sarmento (2011), Santos e Vergueiro (2012), Silva (2019) e Zanon (2011; 2017; 2019), dentre outros. Infere-se que, além de permitir o conhecimento de um novo gênero literário, a intervenção tende a proporcionar o primeiro contato formal das crianças com o raciocínio combinatório e pode despertar nelas o interesse pela matemática escolar. Palavras-chave: Raciocínio combinatório; História em quadrinhos; Educação infantil; Matemática na infância.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This article presents a proposal for a pedagogical intervention structured from a didactic sequence based on the principles of problem solving. Thus, it was investigated how the use of the comic book “Today is fruit salad day!” can help in the development of combinatorial reasoning in childhood. In terms of research, a pedagogical intervention study was developed (DAMIANI et al., 2013) with theoretical discussions supported by Borba, Rocha and Azevedo (2015), Fischer (2019), Lopes and Grando (2012), Meireles and Zanon (2021), Morgado et al. (1991), Peretti and Costa (2013); Peripolli and Barin (2018), Rocha (2021), Sarmento (2011), Santos and Vergueiro (2012), Silva (2019) and Zanon (2011; 2017; 2019), among others. It is inferred that, in addition to allow the knowledge of a new literary genre, the intervention tends to provide the children's first formal contact with combinatorial reasoning and can arouse in them an interest in school mathematics. Keywords: Combinatorial reasoning; Comic book; Child education; Mathematics in childhood.pt_BR
dc.format.extent35 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectRaciocínio combinatório.pt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos.pt_BR
dc.subjectEducação infantil.pt_BR
dc.subjectMatemática na infância.pt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos e análise combinatória: uma combinação para o trabalho com a matemática na infânciapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4458768372376772pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberSilva, José Carlos Thompson da
dc.contributor.memberZogaib, Simone Damm
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3933241054276489pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8412-9239pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7120-2262pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record