dc.contributor.advisor | Zanon, Thiarla Xavier Dal-Cin | |
dc.contributor.author | Gomes, Christoan Tonete | |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T19:43:35Z | |
dc.date.available | 2022-03-18T19:43:35Z | |
dc.date.issued | 2022-02-17 | |
dc.identifier.citation | GOMES, Christoan Tonete. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E ANÁLISE COMBINATÓRIA: UMA COMBINAÇÃO PARA O TRABALHO COM A MATEMÁTICA NA INFÂNCIA. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1722 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica estruturada a partir de uma sequência didática pautada nos princípios da resolução de problemas. Assim, investigou-se como o uso da história em quadrinhos “Hoje é dia de salada de frutas!” pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio combinatório na infância. Em termos de pesquisa, desenvolveu-se um estudo do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), com discussões teóricas respaldadas em Borba, Rocha e Azevedo (2015), Fischer (2019), Lopes e Grando (2012), Meireles e Zanon (2021), Morgado et. al (1991), Peretti e Costa (2013); Peripolli e Barin (2018), Rocha (2021), Sarmento (2011), Santos e Vergueiro (2012), Silva (2019) e Zanon (2011; 2017; 2019), dentre outros. Infere-se que, além de permitir o conhecimento de um novo gênero literário, a intervenção tende a proporcionar o primeiro contato formal das crianças com o raciocínio combinatório e pode despertar nelas o interesse pela matemática escolar.
Palavras-chave: Raciocínio combinatório; História em quadrinhos; Educação infantil; Matemática na infância. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This article presents a proposal for a pedagogical intervention structured from a didactic sequence based on the principles of problem solving. Thus, it was investigated how the use of the comic book “Today is fruit salad day!” can help in the development of combinatorial reasoning in childhood. In terms of research, a pedagogical intervention study was developed (DAMIANI et al., 2013) with theoretical discussions supported by Borba, Rocha and Azevedo (2015), Fischer (2019), Lopes and Grando (2012), Meireles and Zanon (2021), Morgado et al. (1991), Peretti and Costa (2013); Peripolli and Barin (2018), Rocha (2021), Sarmento (2011), Santos and Vergueiro (2012), Silva (2019) and Zanon (2011; 2017; 2019), among others. It is inferred that, in addition to allow the knowledge of a new literary genre, the intervention tends to provide the children's first formal contact with combinatorial reasoning and can arouse in them an interest in school mathematics.
Keywords: Combinatorial reasoning; Comic book; Child education; Mathematics in childhood. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio combinatório. | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos. | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil. | pt_BR |
dc.subject | Matemática na infância. | pt_BR |
dc.title | Histórias em quadrinhos e análise combinatória: uma combinação para o trabalho com a matemática na infância | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Cachoeiro de Itapemirim | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cachoeiro_de_Itapemirim | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4458768372376772 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Silva, José Carlos Thompson da | |
dc.contributor.member | Zogaib, Simone Damm | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/3933241054276489 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8412-9239 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7120-2262 | pt_BR |
Redes Sociais