dc.contributor.advisor | Gualandi, Jorge Henrique | |
dc.contributor.author | Eliodorio, Carla da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T19:38:22Z | |
dc.date.available | 2022-03-18T19:38:22Z | |
dc.date.issued | 2022-03-08 | |
dc.identifier.citation | ELIODORIO, Carla da Silva. Quadriláteros notáveis na educação básica: uma análise do desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1721 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Os quadriláteros notáveis são polígonos muito estudados na educação básica, principalmente no ensino fundamental. Isso suscitou o questionamento de “como alunos dos anos finais do ensino fundamental identificam e classificam os quadriláteros notáveis?”. Assim, neste trabalho, buscou-se respostas para essa questão por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para tanto, aplicou-se, em 2021, duas tarefas a Heitor e Luíza que pertenciam, respectivamente, ao 7º e 8º ano do ensino fundamental. Na análise dos registros desses alunos utilizou-se as definições e as propriedades dos quadriláteros notáveis propostas por Costa e Pinho, Batista e Carvalho, o que contribuiu para classificar os sujeitos da pesquisa nos níveis de Van Hiele, segundo Nasser e Tinoco, e nos subníveis de Battista, os quais se complementam no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos de geometria, neste caso, quadriláteros notáveis. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The notable quadrilaterals are polygons that have been amply studied in basic education, mainly in elementary school. This raised the question of “how the students in the final years of elementary school identify and classify notable quadrilaterals?”. So, in this work, we sought answers to this question through a quality case study research. Therefore, we applied in 2021, two tasks to Heitor and Luíza that belonged, respectively, to the 7th and 8th year of elementary school. In the analysis of the records of these students the definitions and properties of the notable quadrilaterals were used by Costa and Pinho, Batista and Carvalho, which contributed to classify the research subjects at the Van Hiele levels, according to Nasser and Tinoco, and in the Battista sublevels, which complement each other regarding the teaching and learning processes geometry contents, in this case, notable quadrilaterals. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_restrito | pt_BR |
dc.subject | Anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.subject | Quadriláteros notáveis. | pt_BR |
dc.subject | Níveis. | pt_BR |
dc.subject | Subníveis. | pt_BR |
dc.title | Quadriláteros notáveis na educação básica: uma análise do desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Cachoeiro de Itapemirim | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cachoeiro_de_Itapemirim | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3386420572368441 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Rovetta, Organdi Mongin | |
dc.contributor.member | Vieira, Rônei Sandro | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9960688148810314 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8984-4725 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-0302-7650 | pt_BR |
Redes Sociais