Show simple item record

Quadriláteros notáveis na educação básica: uma análise do desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos anos finais do ensino fundamental

dc.contributor.advisorGualandi, Jorge Henrique
dc.contributor.authorEliodorio, Carla da Silva
dc.date.accessioned2022-03-18T19:38:22Z
dc.date.available2022-03-18T19:38:22Z
dc.date.issued2022-03-08
dc.identifier.citationELIODORIO, Carla da Silva. Quadriláteros notáveis na educação básica: uma análise do desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1721
dc.description.abstractRESUMO: Os quadriláteros notáveis são polígonos muito estudados na educação básica, principalmente no ensino fundamental. Isso suscitou o questionamento de “como alunos dos anos finais do ensino fundamental identificam e classificam os quadriláteros notáveis?”. Assim, neste trabalho, buscou-se respostas para essa questão por meio de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Para tanto, aplicou-se, em 2021, duas tarefas a Heitor e Luíza que pertenciam, respectivamente, ao 7º e 8º ano do ensino fundamental. Na análise dos registros desses alunos utilizou-se as definições e as propriedades dos quadriláteros notáveis propostas por Costa e Pinho, Batista e Carvalho, o que contribuiu para classificar os sujeitos da pesquisa nos níveis de Van Hiele, segundo Nasser e Tinoco, e nos subníveis de Battista, os quais se complementam no que tange aos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos de geometria, neste caso, quadriláteros notáveis.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The notable quadrilaterals are polygons that have been amply studied in basic education, mainly in elementary school. This raised the question of “how the students in the final years of elementary school identify and classify notable quadrilaterals?”. So, in this work, we sought answers to this question through a quality case study research. Therefore, we applied in 2021, two tasks to Heitor and Luíza that belonged, respectively, to the 7th and 8th year of elementary school. In the analysis of the records of these students the definitions and properties of the notable quadrilaterals were used by Costa and Pinho, Batista and Carvalho, which contributed to classify the research subjects at the Van Hiele levels, according to Nasser and Tinoco, and in the Battista sublevels, which complement each other regarding the teaching and learning processes geometry contents, in this case, notable quadrilaterals.pt_BR
dc.format.extent31 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectAnos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.subjectQuadriláteros notáveis.pt_BR
dc.subjectNíveis.pt_BR
dc.subjectSubníveis.pt_BR
dc.titleQuadriláteros notáveis na educação básica: uma análise do desenvolvimento do pensamento geométrico de alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localCachoeiro de Itapemirimpt_BR
ifes.campusCampus_Cachoeiro_de_Itapemirimpt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3386420572368441pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberRovetta, Organdi Mongin
dc.contributor.memberVieira, Rônei Sandro
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9960688148810314pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8984-4725pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0302-7650pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record