Uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino de matemática: uma pesquisa bibliográfica

Scarpati, Evandro das Virgens (2022)

tcc

RESUMO: No atual cenário de pandemia da COVID-19, com a necessidade de manter o distanciamento social, o uso de ferramentas digitais no ensino básico pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa e eficiente. Esta monografia tem por objetivo identificar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão sendo utilizadas como ferramenta metodológica para o ensino de matemática no Ensino Médio. Para alcançar o objetivo, foi realizada a metodologia de pesquisa bibliográfica através do Portal da CAPES. A busca pelos materiais foi filtrada no período dos últimos dois anos. Embora na pesquisa bibliográfica no Portal CAPES tenha retornado como resultado 42 artigos, após serem aplicados os filtros correspondentes, somente seis serviram de objeto de estudo a ser explorado. A pesquisa aconteceu entre os meses de fevereiro e março de 2022. Com base nos resultados, concluiu que a utilização das TICs no ensino de matemática no Ensino Médio em suas diferentes metodologias como uso de softwares pode contribuir para aulas mais dinâmicas e interativas, sendo, portanto, um fator positivo para o processo de ensino e aprendizagem.

ABSTRACT: In the current scenario of the pandemic of the COVID-19, with the need to maintain social distancing, the use of digital tools in basic education can contribute to a more meaningful and efficient learning. This monograph aims to identify how Information and Communication Technologies (ICT) are being used as a methodological tool for Mathematics teaching in high school. To achieve the objective, we used the methodology of bibliographic research through CAPES Portal. Filters were applied so that the search included the period of the last two years. Although the bibliographic search on the CAPES Portal returned 42 articles as a result, after applying the corresponding filters, only six served as an object of study to be explored. The research took place between February and March of 2022. Based on the results, we concluded that the use of ICTs for teaching of Mathematics in high school in its different methodologies, such as the use of softwares, can contribute to more dynamic and interactive classes, being, therefore, a positive factor for the teaching and learning process.


Collections: