Plásticos e Educação Ambiental: uma intervenção pedagógica na turma do 2º ano do técnico integrado em química do Ifes-VV.
tcc
O presente trabalho relata a elaboração e realização de uma intervenção pedagógica numa perspectiva ambiental realizada dentro da disciplina de Química orgânica da turma do 2º ano curso técnico integrado em Química do IFES-VV. A intervenção foi realizada a partir de uma sequência de atividades (SA) sobre os plásticos apoiada na metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP) sugeridos por Delizoicov e Angotti (1990) e adotando uma abordagem CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). A SA teve por objetivo contribuir para a formação de um cidadão crítico capaz de analisar e interferir em questões de seu cotidiano relacionadas à temática plásticos e meio ambiente. Num primeiro momento houve a disponibilização de uma videoaula problematizadora, produzida com base nos dados coletados de um questionário previamente aplicado. Em um segundo momento realizou-se uma prática experimental de produção de bioplásticos feitos a partir de batata. E num último momento realizou-se a construção coletiva de mapas mentais com os estudantes. A partir da interpretação das observações realizadas durante o andamento do projeto e das respostas obtidas da reaplicação do questionário aos estudantes e de outro questionário destinado ao professor, obtivemos bons resultados, onde se observou a aquisição de novos conhecimentos a respeito da temática e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes frente às questões sociais, ambientais e tecnológicas envolvidas desde a produção dos plásticos até o descarte desses materiais plásticos.
The present paper reports on the development and implementation of a pedagogical intervention through an environmental perspective carried out within the subject of Organic Chemistry of the 2nd year class of the Integrated Technical Course in Chemistry of IFES-VV. The intervention was carried out on the basis of a sequence of activities (SA) about plastics supported by the methodology of the three pedagogical moments (3MP) suggested by Delizoicov and Angotti (1990) and adopting a CTSA approach (Science, Technology, Society and Environment). The SA aimed to contribute to the formation of a critical citizen able to analyze and interfere in issues of their daily lives related to the theme of plastics and the environment. In a first moment there was a problematizing video lesson, produced based on the data collected from a previously applied questionnaire. In a second moment there was an experimental practice of producing bioplastics made from potatoes. Lastly, a collective construction of mind maps was performed with the students. From the interpretation of the answers obtained from the reapplication of the questionnaire to the students and from another questionnaire addressed to the teacher, we obtained good results, where we noticed the acquisition of new knowledge about the theme and the development of critical thinking on the part of the students regarding the social, environmental, and technological issues involved in the production of plastics and all the way to the disposal of these plastic materials.
Redes Sociais