A importância da informática na educação especial: Uma análise do processo de ensino e aprendizagem do aluno especial
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RESUMO Dentre do cenário surge a informática como uma possibilidade de ajudar na promoção de um processo de ensino mais significativo, principalmente dentro da área de Educação Especial. A informática e as tecnologias podem propiciar situações de rompimento de barreiras vivenciadas pelo aluno com deficiência. Surge, então, as salas de atendimento educacional especializado como maneira de fomentar ações e uso de diversas ferramentas, como a informática, no trabalho com os alunos que apresentam alguma deficiência. O objetivo deste trabalho é investigar se a informática e as tecnologias têm sido usadas como ferramentas para contribuir no progresso da aprendizagem de alunos com deficiência ou são somente uma mera ferramenta de entretenimento. Para elaboração do trabalho optou-se pela pesquisa de campo como forma de verificar como acontece o uso da informática inclusiva, pesquisa esta que ocorreu em três escolas de um município do interior do Estado do Espírito Santo. A metodologia usada para obtenção dos resultados foi a entrevista com aplicação de questionário de perguntas abertas. O público-alvo da pesquisa de campo foram alunos com deficiência, professores de sala de recursos multifuncionais e de sala regular de ensino e também gestores. Ao final da pesquisa, notou-se que a informática e as tecnologias ainda são escassas dentro do cenário educativo e nem todos os alunos com deficiência possuem acesso o tanto que seria necessário para contribuição do seu desenvolvimento cognitivo. Palavras-chave: Educação. Ensino. Informática. Educação Especial.
ABSTRACT Among the scenario, informatics appears as a possibility to help promote a more significant teaching process, especially within the area of Special Education. Information technology and technologies can provide situations of breaking down barriers experienced by students with disabilities. Specialized educational service rooms thus appear as a way of promoting actions and the use of various tools, such as information technology, in working with students who have a disability. The objective of this work is to investigate whether informatics and technologies have been used as tools to contribute to the learning progress of students with disabilities or are they just a mere entertainment tool. For the elaboration of the work, field research was chosen as a way to verify how the use of inclusive informatics happens in three schools in a municipality in the interior of the state of Espírito Santo. The methodology used to obtain the results was the interview with the application of a questionnaire with open questions. The target audience of the field research were students with disabilities, multifunctional resource room teachers, regular teaching classroom teachers and managers. At the end of the research, it was noted that informatics and technologies are still scarce within the educational scenario and not all students with disabilities have access to as much as would be necessary to contribute to their cognitive development. Keywords: Education. Teaching. Computing. Special education
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