Ensino Híbrido: As contribuições das ferramentas e recursos tecnológicos utilizados no período da pandemia na disciplina eletiva

Oliveira, Luciléa de Jesus André (2022)

tcc

RESUMO A pesquisa apresentada neste estudo tem por finalidade compreender como ocorreu o ensino e quais as práticas pedagógicas adotadas em uma instituição de ensino médio na disciplina Eletiva no momento de pandemia. Analisando e identificando as potencialidades e dificuldades do uso das ferramentas e recursos tecnológicos em sala de aula no contexto do ensino híbrido. Sendo o ensino híbrido uma abordagem que combina o aprendizado online com o off-line, intercalando conteúdo dentro da disciplina Eletiva que complementa a Base Nacional Comum, através das ferramentas e utilização dos recursos tecnológicos, com uma mediação intencionada, incentivando a participação ativa dos estudantes, com um engajamento pautados em suas decisões e escolhas. Diante dos aspectos observados nas aulas foram utilizados várias ferramentas e recursos tecnológicos como a plataforma Google sala de aula, o Google Forms, vídeos do YouTube, aulas pelo Meet, celulares, data show, Cromebooks, Blogs, entre outros. Optou-se nessa pesquisa por uma abordagem qualitativa, realizando como coleta de dados a observação e análise do contexto das ferramentas e recursos tecnológicos adotados pela professora no percurso das práticas das Eletivas. Percebe-se através da pesquisa a importância da utilização de ferramentas e recursos tecnológicos adotados nas práticas pedagógicas com uma mediação intencionada centrada no estudante, com objetivos em desenvolver suas habilidades e competências de maneira integral, com uma aprendizagem significativa que faz sentido para o estudante.

ABSTRACT The research presented in this study aims to understand how teaching took place and what pedagogical practices were adopted in a high school institution in the Elective discipline at the time of a pandemic. Analyzing and identifying the potential and difficulties of using technological tools and resources in the classroom in the context of blended learning. Blended teaching is an approach that combines online and offline learning, interspersing content within the Elective course that complements the Common National Base, through tools and the use of technological resources, with an intentional mediation, encouraging the active participation of students. , with an engagement based on their decisions and choices. In view of the aspects observed in the classes, several tools and technological resources were used, such as the Google Classroom platform, Google Forms, YouTube videos, Meet classes, cell phones, data show, Cromebooks, Blogs, among others. A qualitative approach was chosen in this research, performing as data collection the observation and analysis of the context of the tools and technological resources adopted by the teacher in the course of the Electives' practices. The research shows the importance of using tools and technological resources adopted in pedagogical practices with an intentional mediation centered on the student, with the objective of developing their skills and competences in an integral way, with a meaningful learning that makes sense for the student.


Collections: