Ensino de álgebra em uma turma do 7° ano : um diálogo entre a matemática da rua e a matemática da escola a partir do modelo dos campos semânticos

Ramos, Ladson Surlo (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar os significados produzidos por alunos de uma turma do sétimo ano do ensino fundamental ao realizar duas atividades de álgebra. As aulas analisadas foram planejadas e executadas a partir das bases epistemológicas do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Utilizando o método da leitura plausível, foi possível ler resíduos de enunciação dos alunos dessa turma e analisar os significados produzidos no decorrer das atividades. A partir desta análise, estabeleceu-se um diálogo entre a matemática da rua e a matemática escolar e concluiu-se que houve uma forte presença da matemática da rua nos resíduos de enunciação, que os alunos tiveram diferentes modos de produção de significado para expressões algébricas e que há um grande potencial nas atividades apresentadas em sala de aula.


Collections: