Educação Remota: desafios de sua efetivação aos alunos alvo da Educação Especial

Rodrigues, Rosangela dos Santos (2022)

tcc

RESUMO: O Ensino Remoto imposto pela resolução nª 05/2020 do Conselho Nacional de Educação impôs muitos desafios a educação, principalmente aos alunos da Educação Especial. Desta forma, a presente pesquisa objetivou identificar por meio da revisão bibliográfica os principais desafios da utilização da Informática Educacional na efetivação da Educação Remota com alunos alvo da Educação Especial do Ensino Fundamental e Médio. A tecnologia e a Informática educacional, mediam na nova realidade do ensino remoto, mas tem sido um desafio, pois muitos alunos não tem acesso a internet, ou a tecnologia, carência no dominio por docente, alunos e pais são significativos, mas diante dos diversos desafios, estudos mostram as possilibidades alcanças como o planejamento, reorganização do curriculo e estreitamento da relação escola família, bem como buscar por recursos assistivos específicos podem contribuir na efetivação do ensino na Educação Especial. O presente trabalho mostra a realidade da exclusão, e aponta caminhos para uma educação inclusa de sucesso com o uso das tecnologias.

ABSTRACT: Remote Teaching imposed by Resolution No. 05/2020 of the National Education Council has imposed many challenges on education, especially for Special Education students. In this way, the present research aimed to identify, through a bibliographic review, the main challenges of using Educational Informatics in the implementation of Remote Education with target students of Special Education in Elementary and High School. Technology and educational informatics mediate in the new reality of remote teaching, but it has been a challenge, as many students do not have access to the internet, or technology, lack in the domain by teachers, students and parents are significant, but in the face of the various challenges, studies show the possibilities achieved such as planning, reorganization of the curriculum and strengthening the school-family relationship, as well as searching for specific assistive resources can contribute to the effectiveness of teaching in Special Education. The present work shows the reality of exclusion, and points out ways for a successful inclusive education with the use of technologies.


Collections: