Alfabetização científica a partir da aprendizagem baseada na resolução de problemas : a contextualização do cultivo da mandioca

Ottz, Patrícia Regina Carvalho (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa analisou os resultados de duas propostas investigativas que contextualizam o cultivo da mandioca no ensino de Ciências da Natureza por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP). A intervenção pedagógica ocorreu com 119 alunos de 7º ano da Emef Placidino Passos, localizada no município de Aracruz (ES). O trabalho, motivado por um contexto municipal de reestruturação curricular de Ciências com ênfase no ensino contextualizado e investigativo, discutiu se a metodologia ABRP contribui para aprendizagem de conceitos científicos quando o estudante se envolve na resolução de um problema. Também investigou se o ensino de Ciências para ABRP favorece o desenvolvimento de competências necessárias para uma investigação científica. Para isso, há dois cenários fictícios construídos através do tema sociocientífico ‘Agricultura e alimentos’ com foco no cultivo da mandioca, uma planta brasileira cuja raiz é rica em amido. O trabalho foi desenvolvido em pequenos grupos colaborativos, seguindo as etapas obrigatórias e princípios da ABRP, conforme referencial teórico Vasconcelos e Almeida (2012). A seleção do tema oportunizou a compreensão de conceitos científicos relacionados à reprodução e nutrição vegetal, além da valorização da contribuição indígena nas técnicas de cultivo e hábitos alimentares, objetivos previstos no currículo municipal. Tanto os planejamentos da ABRP e a análise dos registros escritos dos alunos foram validados e analisados seguindo os eixos estruturantes e os indicadores de alfabetização científica propostos por Sasseron e Carvalho (2008). Os resultados mostraram do ponto de vista pedagógico que a metodologia ABRP contribui para uma organização curricular com vistas a um ensino de Ciências que promova a alfabetização científica no Ensino Fundamental . Como produto final, foi elaborado um Guia Didático de Ciências constituído de aspectos teóricos da temática ‘Cultivo da mandioca’, orientações didáticas quanto à metodologia ABRP no ensino de Ciências e duas propostas investigativas discutidas nesta pesquisa. Espera-se que o guia possa auxiliar o professor que deseja familiarizar-se com uma metodologia de ensino que ainda é pouco utilizada no ensino fundamental das escolas brasileiras.

ABSTRACT: This research analyzed the results of two investigative proposals that contextualize the cassava cultivation when teaching the school subject "Natural Sciences" through the Problem Based Learning (PBL) methodology. The pedagogical intervention occured with 119 seventh grade students from EMEP Placidino Passos, located in the city of Aracruz (ES). The work, motivated by a municipal context of curricular restructuring of Sciences with emphasys on contextualized and investigative teaching, discussed whether the PBL methodology contributes properly to the learning of scientific concepts when the student is involved in solving a certain problem. It investigated also if the teaching of Sciences for PBL favors the development of necessary competences for scientific investigation. For this, there are two ficticious scenarios constructed through the social-scientific topic "Agriculture and Food", focused on the cassava cultivation, a brazilian plant which roots are rich in starch. The work was developed in small colaborative groups, following the PBL mandatory steps and principles, according to theoretical referencial Vasconcelos and Almeida (2012). The choice of the theme provided an opportunity to comprehend the scientific concepts related to plant breeding and nutrition, besides valuing indigenous contribution on cultivation techniques and eating habbits, objectives established in the municipal curriculum. Both PBL planning and the analysis of students' written records were validated and analysed according to the structural axes and indicators of scientific literacy proposed by Sasseron and Carvalho (2008). The results showed, from the pedagogical point of view, that the PBL methodology contributes to a curricular organization aiming at Science teaching able to promote the scientific literacy on Basic Education. As a final product an Educational Sciences Guideline was elaborate, consisting of theoretical aspects of the subject "Cassava Cultivation", teaching guidelines concerning to PBL methodology on Science teaching and two investigative proposals that have been discussed on this research. It is expected that the Guide can help the teachers who wish familiarize themselves with a teaching methodology that, so far, has not been used on Basic Education in Brazilian schools.


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