Política de assistência estudantil do Ifes: ações Inclusivas para o acesso, permanência e êxito dos(as) estudantes do Proeja

Oliveira, Alessandro Zardini de (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: Pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), vinculado a Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica. A investigação teve como objetivo geral analisar como a assistência estudantil contribui para o acesso, permanência e êxito dos estudantes da EJA vinculado ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), com vistas a potencializar suas ações de inclusão. A pesquisa é de natureza qualitativa e se configura como um estudo de caso, com utilização de dados quantitativos, e teve como lócus de estudo o Ifes Campus Vitória. É subsidiada pela produção do campo do conhecimento da EJA, trabalho, educação e financiamento das políticas públicas. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes do Proeja atendidos pelos Programas de Atenção Primária da Política de Assistência Estudantil que estão nos últimos períodos dos cursos e os servidores do Campus, constituídos por coordenadores do Proeja e integrantes da Comissão de Gestão da Política de Assistência Estudantil. Utilizamos como técnica/instrumentos de produção de dados a análise documental e bibliográfica, entrevista e questionários. Os dados produzidos foram analisados mediante atécnica de análise de conteúdo. Apontamos na pesquisa as inúmeras dificuldades da implementação das ações da Política, entretanto, defendemos, apesar de toda adversidade, tratar-se de uma das ações que contribui para o acesso, permanência e êxito dos discentes, sobretudo os oriundos das camadas mais empobrecidas da sociedade capixaba. O estudo apresenta algumas proposições visando contribuir para o aprimoramento da Política de Assistência Estudantil no Campus Vitória. Com a intenção de ampliar a comunicação desta Política com os estudantes, principalmente os do Proeja, foi elaborado como produto educacional, a partir da escuta dos sujeitos da pesquisa, um podcast para a assistência estudantil (AE-Cast), materializado nesta dissertação por meio de um guia informativo.


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