Proposta e avaliação de um jogo sério para ensino de simulação de eventos discretos

Costa, Fábio Firme da (2017)

tcc

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal propor um jogo sério digital como tecnologia educacional alternativa com o intuito de potencializar os aspectos cognitivos na aprendizagem de simulação por alunos em conhecimento específico no Curso de Engenharia de Produção. O modelo conceitual foi elaborado por meio de uma metodologia de design de jogos e representado por meio de um storyboard. O modelo computacional criado utilizou tecnologias de desenvolvimento de jogos como a Engine Unity 3D, Adobe Illustrator CC, o Microsoft Visual Studio e a linguagem de programação C#. O modelo computacional foi colocado para experimento de campo em uma instituição de ensino superior e aplicado um questionário para obter os dados necessários para avaliação. Os dados coletados foram analisados por meio de métodos quantitativos baseados em análises estatísticas do modelo estrutural da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). Como resultado da pesquisa é identificado que o jogo sério digital ajuda na potencialização dos aspectos cognitivos e que a aceitação e uso da nova tecnologia tem influência dos fatores constructos psicossociais.


Collections: