Ca(RR)os no desenho urbano

Fabres, Rafael Pestana (2019)

tcc

RESUMO: O automóvel é um objeto que, desde seu surgimento, influencia diretamente a forma das cidades e os costumes da sociedade. Grande parte do desenvolvimento urbano adota como prioridade esse objeto, produzindo vias e espaços públicos que acolhem cada vez mais os veículos e negligencia a circulação e permanência das pessoas. Mas isso não é consequência somente do desenho urbanos. Grande parte das mídias digitais, como propagandas, produzem realidades irreais que induzem as pessoas à acreditar que é necessário o automóvel para transitar pelas cidades e induzem que o espaço público é precário e caótico, frutos de um interesse econômico que transformou esse objeto revolucionário em uma mercadoria. Desse modo, esse trabalho busca estudar quais são as prioridades no planejamento e desenho urbano das vias, trazendo uma nova forma de análise do espaço urbano, e desenvolver propostas e estratégias que priorizem a escala humana e a qualidade urbana para as pessoas, tendo como objeto de estudo a Centro de Colatina/ES. Para isso, foi desenvolvido um comparativo teórico da relação do automóvel com o planejamento e desenho urbano, e com os costumes da sociedade. Para finalizar a parte teórica, foram abordados alguns conceitos que provam a necessidade de se priorizar o pedestre nas cidades. Após, foi feito um apanhado histórico de Colatina e do Centro, buscando entender o que influenciou o seu desenvolvimento urbano, por meio de estudo já realizado e dos seus planos diretores. Com isso, foi feito um estudo sobre o sistema viário das legislações vigentes do município e abordadas outras legislações e literaturas que priorizam o pedestre no desenho de ruas. Também foi feita uma análise morfológica de um recorte do Centro com relação a estrutura urbana, viárias e do sistema de rotativo existente na área, fazendo um comparativo com o que as legislações e literaturas sugerem. Com essas informações, foi feito um diagnóstico de todas as vias para entender qual a prioridade no desenho da rua e desenvolvidas propostas e estratégias que melhorem a qualidade urbana e tenham como prioridade o pedestre. Por fim, foi descrito um sistema de gestão urbana para a implantação das modificações desenvolvidas, com o intuito de causar menor impactos e maior aceitação dos usuários. Provando que o automóvel ainda tem muita força no desenho urbano e mostrando que é necessário adotar como prioridade o pedestre no desenvolvimento urbano.

ABSTRACT: The automobile is an object that, since its inception, directly influences the shape of cities and the customs of society. Much of urban development takes this object as a priority, producing roads and public spaces that increasingly welcome vehicles and neglect the movement and permanence of people. But this is not just a consequence of urban design. Most digital media, such as advertising, produces unrealistic realities that lead people to believe that cars are needed to drive through cities and that public space is precarious and chaotic, the result of an economic interest that has turned this revolutionary object into a merchandise. Thus, this work seeks to study what are the priorities in urban planning and design of roads, bringing a new form of analysis of urban space, and develop proposals and strategies that prioritize the human scale and urban quality for people. This study took place in Colatina Centro/ES. For this, a theoretical comparison of the relationship of the automobile with urban planning and design, and with the customs of society was developed. To finish the theoretical part, some concepts that prove the need to prioritize the pedestrian in the cities were approached. Afterwards, a historical overview of Colatina and the Centro was made, seeking to understand what influenced its urban development, through a study already carried out and its master plans. Therefore, a study was made about the road system of the current legislation of the municipality and addressed other legislation and literature that prioritize pedestrians in street design. A morphological analysis of a cut of the Centro in relation to the urban structure, roads and the existing rotary system in the area, making a comparison with what the legislations and literature suggested was also made. With this information, a diagnosis of all roads was made to understand the priority in street design and developed proposals and strategies that improve the urban quality and having the pedestrian as a priority. Finally, an urban management system was described for the implementation of the developed modifications, in order to cause less impacts and greater acceptance of users. Proving that the car still has a lot of strength in urban design and showing that it is necessary to adopt pedestrian priority in urban development.


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