Ações e reflexões de licenciados sobre o ensino-aprendizagem da álgebra no PIBID-IFES

Silva, Euléssia Costa (2014)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de reflexões e conhecimentos em relação a prática docente e o ensino-aprendizagem de Álgebra apontados por licenciandos em Matemática que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Matemática Campus Vitória. Como o intuito de alcançar esse objetivo buscamos um trabalho cooperativo junto com os licenciandos em Matemática que participaram do Pibid/IFES focado no ensino fundamental. A coleta de dados foi feita a partir de aplicação de questionários, observações na escola e discussões durante reuniões e planejamentos do programa. Investigamos nesses momentos alguns desses bolsistas em processos de reflexão sobre sua prática docente e sobre o processo de ensino-aprendizagem da Álgebra, e contribuições desses para a sua formação inicial. Nossas discussões relacionadas à formação inicial por meio da reflexão e da construção de conhecimentos docentes a partir da prática tiveram como embasamento as teorias de Shulman (1986, 2005) e Schön (2000). Em relação às reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de Álgebra utilizamos como referencial os trabalhos de Ponte; Branco e Matos (2009), Arcavi (1995), Lins e Gimenez (1997). Nos resultados identificamos indícios de conhecimentos construídos a partir da prática docente proporcionada pelo Pibid, na troca de experiência com professores da escola básica e nas discussões entre os pares nas reuniões quinzenais e de planejamentos. Como parte dessas discussões e reflexões desenvolvemos um material didático-pedagógico com base nas atividades aplicadas pelos bolsistas nas escolas, para ser utilizado no ensino- aprendizagem de Álgebra.

ABSTRACT: The research aims to investigate the training of undergraduates in mathematics who participate in the Teaching Introduction Scholarship Institutional Program (Pibid), through the analysis of their teaching practice and the reflections they produce about teaching and learning. For this, we aim to establish a cooperative work with the students in Mathematics participating Pibid / IFES focused on primary education. The research was based on the theoretical reflections of Schön (2000), Shulman (1986, 2005). Data is being obtained by questionnaires, observations at school and discussions during meetings of the program. We intend to investigate whether these Mathematics licensed teachers reflect on their teaching practice and the teaching-learning of algebra, thereby contributing to their initial training. At the end of the research, we intend to develop a teaching manual in partnership with the Pibid licensed, to be used in the teaching of algebra. We hope to contribute to the building of a more critical and investigative pedagogical practice, and to a greater concern of these scholars regarding the working subjetct and his own training.


Collections: