Mercado da capixaba: da degradação ao reencontro com a cidade
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RESUMO: Os centros urbanos possuem muitos espaços sem uso ou subutilizados que não cumprem sua função social e tornando-o um local hostil e degradado. A revitalização dos centros urbanos acontece a décadas e em muitos lugares não tiveram resultados satisfatórios, sendo a discriminação de classe social foi um dos pontos mais fortes que ocorreram nesse processo. Hoje, o Centro de Vitória/ES hoje possui projetos para a revitalização de toda área, feitos pela prefeitura da cidade, que se baseiam em meios de evitar tal discriminação, tornando os edifícios de interesse históricos em habitação social. Essa é uma maneira de ter diversidade de classes nesse meio, mas como tornar o centro atrativo? Para que isso seja possível é necessário averiguar pontos chaves para atrair as pessoas a saírem de suas casas ou seus carros e vivenciar a cidade, e por isso é preciso que tenha atividades na mesma para que o usuário permaneça nesses espaços. Nesse contexto, o presente trabalho propõe a requalificação de um edifício histórico, que se encontra sem uso e em um estado avançado de deterioração. Através da fundamentação teórica foi possível entender a degradação dos centros e a evolução do traçado urbano da cidade de Vitória. Paralelamente foi pesquisado a relação do comércio com as trocas urbanas, configurando-o como um uso atrativo para a edificação. Assim, foi possível entender a relação desta com o seu entorno e levantar os dados para auxiliar nas decisões projetuais. O objeto de estudo desse trabalho é o Mercado da Capixaba, edificação que possui um grande valor histórico para a região. O resultado da requalificação desse edifício, foi um ambiente com um mercado para vendas de produtos, um espaço para bares e/ou restaurantes e uma ala cultural, além de uma rua de pedestres que oferece gentilezas urbanas e convida os transeuntes a entrarem na edificação. A estratégia de diversidade de funções propôs para o mercado atrativos para diferentes classes e gostos, fomentando o comércio local e o turismo, além de ser uma proposta de lazer para a cidade.
ABSTRACT: Urban centers have many unused or underused spaces that do not fulfill their social function and make the center a hostile and degraded place. The revitalization of urban centers has been going on for decades and in many places has not had satisfactory results, social class discrimination was one of the strongest points that occurred in this process. The center of Vitória / ES today has projects for the revitalization of the whole area, made by the city hall, which is already based on ways to avoid such discrimination, making buildings of historical interest in social housing. This is a way to have class diversity in this environment, but how to make the center attractive? For this to be possible, it is necessary to find out key points to attract people to leave their homes or their cars and experience the city, so it is necessary to have activities in the city for the user to remain in these spaces. In this context, the present work proposes the requalification of an unused historical building, in an advanced state of degradation. Through the theoretical foundation it was possible to understand the degradation of the centers and the evolution of the urban layout of the city of Vitória. At the same time, the relationship between commerce and urban exchanges was investigated, making trade an attractive use for the building. Thus, it was possible to understand the relationship of the building with its surroundings and gather data to assist in design decisions. The object of study of this work is the Mercado da Capixaba, a building that has a great historical value for the region. The result of the requalification of this building was an environment with a market for product sales, a space for bars and / or restaurants and a cultural wing, as well as a pedestrian street that offers urban kindness and invites passers-by to enter the building. The strategy of diversity of functions proposed for the building is attractive to different classes and tastes, promoting local commerce and tourism, besides being a leisure proposal for the city.
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