Proposta de um jogo virtual que simule a compra e venda de ativos na bolsa de mercadorias e futuros

Tineli, Francielly (2019)

tcc

RESUMO: A essa pesquisa propõe um jogo ao qual o aluno estudará de maneira lúdica, vivenciando distintos papéis e aprendendo. O jogo educacional proposto neste trabalho será para o curso de Administração do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES campus Colatina, abrangendo as disciplinas de Economia, Gestão Financeira e Orçamentária e Gestão da Análise de Investimentos, do 1°, 4° e 6° períodos respectivamente, dado que, 96,4% dos alunos possuem alguma dificuldade no entendimento da matéria na área de negócios e a média de aprendizagem possui um alto número de estudantes com um percentual razoável para baixo, usando uma abordagem construtivista, onde os alunos têm experiências e aprendem com seus acertos e principalmente com seus erros. O jogo proposto evidenciará uma visão global do conteúdo abordado por este jogo, que será a bolsa de mercadorias e futuros. O jogo proposto é um meio educativo que contribui de forma lúdica desenvolver o potencial cognitivo.

ABSTRACT: The idea of this research is to propose a game to which the student will study in a playful way, experiencing different roles and learning. The educational game proposed in this paper will be for the Administration course of the Federal Institute of Science and Technology of Espírito Santo - IFES Colatina campus, covering the subjects of Economics, Financial and Budgetary Management and Investment Analysis Management, from the 1st, 4th. and 6th periods respectively, given that 96.4% of students have some difficulty understanding the subject in the business area and the average learning has a high number of students with a reasonable downward percentage, using a constructivist approach where Students have experiences and learn from their successes and especially their mistakes. The proposed game will highlight a global view of the content covered by this game, which will be the commodity and futures exchange. The proposed game is an educational medium that contributes in a playful way to develop cognitive potential.


Collections: