dc.contributor.advisor | Moraes, Daniela da Gama e Silva Volpe Moreira de | |
dc.contributor.author | Mairink, Karolina Rocha | |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T18:22:37Z | |
dc.date.available | 2022-03-10T18:22:37Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | MAIRINK, Karolina Rocha. Mapeamento de processo para melhoria nas entregas de uma empresa do setor de serviço. 2022. 75 p. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1690 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esse estudo tem por objetivo implementar uma melhoria de processos e propor
indicadores para o setor de Mobilização e Desmobilização de Contratos em uma
empresa de gestão e consultoria de projetos. O estudo classifica-se como uma
pesquisa-ação, em que o observador utiliza uma observação participante e interfere
no objeto de estudo, seguindo suas etapas para o desenvolvimento da pesquisa. Foi
realizado um mapeamento do estado atual dos dois processos abordados, análise dos
mapas e desenvolvimento das atividades para identificar melhorias e definir um estado
futuro com um novo mapa de processos, em seguida algumas atividades foram
padronizadas para alcançar melhor aproveitamento do mapeamento futuro. Por fim,
foram propostos indicadores de desempenho com objetivo de quantificar a eficácia do
novo mapeamento, para o processo de mobilização: i) entrega de documentação de
segurança do trabalho; ii) entrega de recursos de suprimentos; iii) entrega do book de
contratações; iv) entrega de recursos de tecnologia da informação; v) quantidade de
solicitações de correção de documentação. E para o processo de desmobilização: i)
percentual de ações pendentes da gerência de recursos humanos; ii) percentual de
ações pendentes da gerência de controladoria; iii) percentual de ações pendentes da
gerência comercial; iv) percentual de ações pendentes da gerência de operações. Os
resultados obtidos mostram que é válida a utilização do mapeamento de processos
para melhorar as entregas, implementação de melhorias, compreensão do fluxo de
atividades e gestão do conhecimento organizacional, e a utilização de indicadores de
desempenho para monitorar e controlar os objetivos das melhorias implementadas | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study aims to implement a process improvement and propose indicators for the
Contract Mobilization and Demobilization sector in a project management and
consulting company. The study is classified as an action research, in which the
observer uses a participant observation and interferes in the object of study, following
its steps for the development of the research. A mapping of the current state of the two
processes addressed was carried out, analysis of the maps and development of
activities to identify improvements and define a future state with a new process map,
then some activities were standardized to achieve better use of the future mapping.
Finally, performance indicators were proposed in order to quantify the effectiveness of
the new mapping, for the mobilization process: i) delivery of work safety
documentation; ii) delivery of supply resources; iii) delivery of the contract book; iv)
delivery of information technology resources; v) number of requests for documentation
correction. And for the demobilization process: i) percentage of pending actions by the
human resources management; ii) percentage of outstanding actions of the controlling
management; iii) percentage of outstanding shares of commercial management; iv)
percentage of outstanding actions by operations management. The results obtained
show that it is valid to use process mapping to improve deliveries, implementation of
improvements, understanding of the flow of activities and organizational knowledge
management, and the use of performance indicators to monitor and control the
objectives of the implemented improvements. | pt_BR |
dc.format.extent | 75 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_restrito | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento de processos | pt_BR |
dc.subject | Melhoria de processos | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de desempenho | pt_BR |
dc.title | Mapeamento de processos para melhoria nas entregas de uma empresa do setor de serviço | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Cariacica | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Cariacica | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5521324239743402 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Engenharia de Produção | |
dc.contributor.member | Pereira, Flavio Raposo | |
dc.contributor.member | Leal, Érika de Andrade Silva | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5436539866679410 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5048394550720569 | pt_BR |
Redes Sociais