Sequência didática para produção de texto de divulgação científica : análise dos atratores linguísticos do whatsapp e sua contribuição para a variação linguística

Rebelin, Juliana Serapião de Souza (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O trabalho tem como objetivo o estudo dos atratores linguísticos com a finalidade de contribuir para que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental aprendam o referido tema de forma atual. Possui como problema de pesquisa: de que forma o texto de divulgação científica pode contribuir para o aluno investigar o fenômeno da variação linguística por meio do estudo dos atratores linguísticos do WhatsApp? Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica, que reuniu trabalhos e artigos de Carlos Alberto Faraco (2005), Joan Bybee (2016), Marcos Bagno (2018) e Antônio Suárez Abreu (2002, 2007). O artigo propõe uma sequência didática com o gênero textual: texto de divulgação científica, utilizando como ferramenta de comunicação o aplicativo Whatsapp, para o estudo contextualizado dos atratores linguísticos. Conclui-se que o estudo de diferentes linguagens e variações com a ajuda de ferramentas digitais contribuem para o aprendizado e capacidade de reflexão do aluno.