A inclusão nos cursos superiores do Ifes Campus Colatina: estratégias adotadas para a participação dos alunos com necessidades específicas

Alcantara, Izabela Julha (2021)

tcc

RESUMO: Este artigo tem o objetivo de analisar as estratégias adotadas pelo Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas (Napne) para o atendimento/acompanhamento aos alunos com necessidades específicas nos cursos superiores do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Colatina com o propósito de discutir a importância da inclusão das pessoas com necessidades específicas no ensino superior. Sendo assim, a proposta do trabalho em relação ao Napne foi definir o que é, para que serve e quando foi criado o núcleo, tendo como parte principal identificar quais casos estão sendo atendidos/acompanhados e a descrição das ações desenvolvidas para o atendimento/acompanhamento aos alunos com necessidades específicas na referida instituição de ensino citada. Uma análise crítica, documental e exploratória resultou na apresentação do referencial teórico que contribuiu para a discussões sobre o contexto da educação e da educação especial no Brasil, destacando as principais mudanças dos termos Necessidades Educacionais Especiais e pessoas com deficiência. Os resultados apontam que as estratégias adotadas por este núcleo para atender/acompanhar as demandas dos diferentes tipos de deficiências são desde planejamentos com os profissionais, equipe de apoio, professores e equipe pedagógica. Também são realizadas reuniões mensais para discutir medidas para melhorar o acompanhamento aos alunos com necessidades específicas. São disponibilizadas aos alunos aulas complementares, Atendimento Educacional Especializado, monitoria especial. É analisado pelos membros do núcleo e setor pedagógico se o aluno necessita de adequações curriculares, materiais didáticos ampliados, recursos de acessibilidade com a finalidade de eliminar as barreiras para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

ABSTRACT: This article aims to analyze the strategies adopted by the Center for Assistance to People with Specific Needs (NAPNE) for monitoring/assisting students with specific needs in higher education courses at IFES Campus Colatina with the purpose of changing the importance of including people with specific needs in higher education. Therefore, the purpose of the work was to define what it is, what it is for and when it appeared, having as main part to identify which cases are being attended/followed and the description of the actions developed to attend/ accompany the students with specific needs at the institution. teaching cited. A critical, documentary and exploratory analysis resulted in the presentation of the impact on education in Brazil, indicating the importance of studies as well as to deepen the proposed theme, it is necessary to analyze the evolution of special education in Brazil, moving on to the knowledge of Educational and Educational Needs people with disabilities, and it is necessary to analyze the different forms of disability and special education in NAPNE. Those implemented by this Nucleus range from planning with the involvement of professionals, support staff, teachers and pedagogical staff, such that monthly meetings are held to discuss measures to improve the monitoring of students with specific needs. Special attendance, complementary classes, specialized educational assistance, monitors are made available to students as analyzed if the student needs adaptations both in curriculum, expanded teaching materials, as well as accessibility resources with equipment to eliminate barriers to the development of student learning.


Colecciones: